Arquiteto do Caldeirão do Huck seleciona estudantes para participar de projeto no PI

Arquiteto do Caldeirão do Huck seleciona estudantes para participar de projeto no PI

Para se inscrever, acesse o site do escritório Rosenbaum®

Em janeiro de 2012, o escritório Rosenbaum® fará a seleção de 15 estudantes maiores de 18 anos, dos cursos de Arquitetura, Design, Serviço Social e Engenharia de todo país para participar do projeto ?A Gente Transforma?, que chega à sua segunda edição, aterrissando agora no sertão do Brasil, no Piauí, mais especificamente na comunidade de Várzea Queimada, na Chapada do Araripe. A execução do projeto acontecerá de 01 a 15 de fevereiro.

Para participar, os interessados precisam enviar um vídeo de até três minutos respondendo as seguintes perguntas: Quem é você? O que você faz? Qual é a sua definição da palavra ?comunidade?? e escrever um texto de até 30 linhas explicando o que você faria, através do design sustentável, para requalificar a vida das pessoas que vivem na comunidade de Várzea Queimada.

Os 15 selecionados irão se unir em fevereiro à comunidade local, a Marcelo Rosenbaum e designers convidados, e ao arquiteto e urbanista Henrique Pinheiro para mudar as condições de vida da comunidade. Farão um trabalho direto nas moradias, apresentarão soluções de permacultura sustentável para melhorar o saneamento básico, a iluminação das casas, resolverão o problema da água contaminada, e enfim, irão fazer tudo o que for necessário para encurtar a enorme distância que separa esse povoado do século 21. O requisito primordial para participar, além da criatividade? A vontade de transformar!

Para se inscrever, acesse o site do escritório Rosenbaum® e baixe um PDF com mais informações sobre esta nova edição do projeto: www.rosenbaum.com.br/a-gente-transforma . Fique atento também à movimentação das redes sociais de Marcelo Rosenbaum na internet. As inscrições terminam às 23:59h do dia 15 de janeiro.

Perfil-O povoado de Várzea Queimada está localizado no coração do semiárido brasileiro, a 400 quilômetros da cidade de Teresina. Pertence ao município de Jaicós, perto do triângulo formado pelas divisas de Piauí, Ceará e Pernambuco. A maior distância que separa Várzea Queimada de uma cidade moderna não pode ser medida em quilômetros. Não é uma separação meramente geográfica, mas também de tempo. Um enorme lapso temporal, uma distância tão longa que é possível dizer que o lugar ainda não chegou ao século 21. Não chegou ao tempo em que vivem as pessoas conectadas à Internet, à telefonia celular e às notícias que chegam por todos os lados.

Várzea Queimada não chegou sequer ao tempo da água encanada ou ao tempo do banheiro com pia, chuveiro e válvulas de descarga. Definitivamente, é um lugar que tem problemas que deveriam ter sido resolvidos há muito tempo, em outra época, em outro século. E que hoje incomodam a vida dessa comunidade.

As ruas são de terra batida, as casas são muito escuras, as crianças não tem aonde brincar. Um dos poucos lugares aonde tem um banheiro equipado é na escola, mas falta água. É o lugar perfeito para ser transformado. Apesar das dificuldades e do sofrimento, Várzea Queimada tem uma coisa que a torna muito especial: o seu povo. A beleza, a dignidade, o amor pela vida e pelo trabalho fazem essas pessoas merecedoras de um lugar muito melhor para viver.

?A Gente Transforma? 2012 ? Chaparada do Araripe [Piauí]-A valorização do artesanato na decoração dos lares brasileiros, o desenvolvimento local e a requalificação das moradias da comunidade de Várzea Queimada, na Chapada do Araripe, no Piauí, serão as premissas da 2ª edição do projeto A Gente Transforma (AGT). O anúncio foi feito pelo designer Marcelo Rosenbaum, em dezembro, durante viagem precursora ao Piauí. A primeira edição do projeto aconteceu em 2010, em São Paulo, e transformou uma comunidade carente da cidade com ações de empoderamento. Dessa vez, o A Gente Transforma desembarca no Piauí, escolhido pelo escritório Rosenbaum® como local que irá concentrar as ações do projeto coordenadas com comunidade de artesãos, estudantes de todo país e designers convidados.

A escolha do local é justificável. Com importância histórica no Piauí, o artesanato mostra-se como forte alternativa de renda e trabalho para as famílias do Estado, com vocação e potencial para ampliar sua atuação para além da rotineira atividade turística local. O A Gente Transforma Brasil 2012 ? Chapada do Araripe [Piauí], como será chamado, pretende criar uma rede de capacitação, estimular a criação autoral, a transferência de conhecimento técnico e a troca de habilidade e expertise entre artesãos, estudantes e profissionais. Além disso, vai requalificar as moradias de Várzea Queimada, povoado escolhido para receber o projeto.

Fonte: Portal Fator Brasil