Assembleia votará privatização da Eletrobras na próxima semana

Acionistas da instituição votarão em Brasília sobre privatização

A autorização para a privatização da Eletrobrás Distribuição Piauí será votada em Brasília, no próximo dia 22, durante a Assembleia Geral de acionistas da Eletrobras, informou o presidente da companhia no Piauí, José Sallan, em reunião com o governador Wellington Dias no Palácio de karnak, na manhã desta quarta-feira (13).

José Sallan informou que apresentou ao governador as informações gerais sobre a renovação da concessão de serviço de operação e distribuição de energia elétrica pela Eletrobras Piauí , além da proposta sobre a privatização da empresa. “Mostrei ao governador a posição da empresa e os problemas atuais. Atualizei as informações,” declarou José Sallan.

José disse que a assinatura da concessão de serviço de operação e distribuição de energia no Piauí está sendo encaminhada pela Eletrobrás e o Ministério de Minas e Energia. A concessão tem que ser dada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A Eletrobrás Piauí faz parte da relação das concessionárias que a Eletrobras quer privatizar. Foi feita uma série de reuniões e o conselho de administração vai promover no dia 22 de julho uma assembleia geral dos acionistas para uma reunião decisiva sobre a privatização das concessionárias que são 6, a do Piauí; a Eletrobras Rondônia; a Eletrobras Acre; a Eletrobras Alagoas; a Eletrobras Amazonas e a Eletrobras Boa vista, em Roraima.

No ano passado foi feita uma assembleia geral dos acionistas da Eletrobras e a presidente afastada Dilma Rousseff pediu 210 dias para análise da proposta de privatização das 5 concessionárias. Esse prazo se encerra no dia 26 de julho.

Na assembleia do dia 22, vai ser apresentada a documentação para a renovação das concessões e a privatização das concessionárias. Para a Eletrobras Piauí, privatizado ou não, operar no Estado tem que ter autorização da ANEEL, para que seja assinado o contrato de concessão.

A Eletrobrás Piauí vai apresentar os novos funcionários para a imprensa às 9h desta quinta-feira em sua sede em Teresina. Os novos funcionários irão substituir os terceirizados que atualmente fazem o trabalho na empresa.


Eletrobras-Piauí
Eletrobras-Piauí

Por Efrém Ribeiro

Fonte: jornal.meionorte.com