Até 70 animais são executados por dia em Teresina, diz Centro de Zoonose

A Gerência de Zoonoses da Prefeitura chega a sacrificar de 10 a 70 animais abandonados por dia

Encontrar animais abandonados pelas ruas de Teresina não é uma coisa difícil de acontecer. São cães, gatos e até cavalos presentes nas ruas da cidade.

Muitos deles vão parar na Gerência de Zoonoses, onde ficam por 48 horas à espera de seu dono. Caso ninguém compareça para buscá-los, eles são sacrificados. A gerência chega a eutanasiar até 70 animais por dia.

Para tirar esses animais das vias e espaços públicos, a Gerência de Zoonoses realiza o trabalho de recolhimento dos bichinhos e leva-os para o prédio da gerência, onde ele fica à espera de seu dono.

O local, no entanto, não tem estrutura de abrigá-los por muito tempo e com por isso eles optam por sacrificá-los. ?O ideal seria que houvesse uma ONG para que nós pudéssemos colocar os animais que o dono não vem pegar, mas nós temos apenas a Apipa e eles também não têm condições de ficar com tantos animais?, disse a gerente de Zoonoses, Oriana Bezerra.

Diante disso, ela alerta para a necessidade de os donos de animais cuidarem melhor dos bichinhos e não os abandonarem. O número de animais que sofrem eutanásia por dia no local varia muito, tem dias que esse número chega a 18 e há os dias em que até 70 animais chegam a ser mortos. São recolhidos nas ruas, diariamente, cerca de 30 animais por dia.

Para a tesoureira da Apipa, Isabel Moura, a solução seria uma discussão sobre o assunto entre o poder público, tanto municipal como estadual, e as entidades que defendem os animais, para que se chegue a uma solução para o problema. Além disso, a sociedade também precisa se conscientizar da necessidade de não abandonar os animais.

?Nós sabemos que a Zoonoses não tem condições físicas nem financeiras de ficar com esses animais, da mesma forma que a Apipa também não tem. Mas não pode continuar da forma como está?, afirmou.

A situação também desagrada a população. Paulo César Gomes, que mora no bairro Satélite, na zona Leste de Teresina, reclama que sua rua está cheia de animais abandonados.

?É complicado tantos animais abandonados nas ruas. Na minha tem cachorro, gato e até cavalos. O trânsito aqui é movimentado e fica perigoso para os motoristas terem que ficar desviando dos animais?, argumentou.

Fonte: Pollyana Carvalho