Atividade com escolas aproxima Polícia Militar da comunidade na periferia

Atividade com escolas aproxima Polícia Militar da comunidade na periferia

A Polícia Militar (PM-PI), em conjunto com a diretoria das escolas, realizou maratona de redação para desmistificar o papel repressor da atuação da PM

A ida à escola, na manhã de ontem (25), foi diferente para cerca de 500 alunos da Unidade Escolar Dom Helder Câmara e Unidade Escolar Raimundo Nonato, ambas localizadas na Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina.

A Polícia Militar (PM-PI), em conjunto com a diretoria das escolas, realizou maratona de redação para desmistificar o papel repressor da atuação da PM.

Os alunos que escreveram os quatro melhores textos foram premiados com medalha e sobrevoo na aeronave MultiMissão do Grupamento Tático Aéreo Policial (GTAP).

"Fomos convidados para reforçar o policiamento na comunidade, mas nós não queríamos chegar apenas como um órgão repressor, que não é o papel da polícia, principalmente junto aos jovens. Imaginamos essa aproximação por meio da maratona de redação, para quebrar esse impacto da chegada da polícia nos colégios.

A nossa intenção é fazer a interação com a comunidade, por isso, os alunos que fizeram as melhores redações puderam sobrevoar o bairro na aeronave da Polícia", explica o comandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Alberto Menezes.

A cerimônia de premiação contou com presença dos alunos, familiares e comunidade em geral. A banda sinfônica da Polícia Militar entoou o Hino Nacional para a abertura da atividade, que já estava sendo fomentada nas escolas desde a última segunda-feira (22).

A experiência do sobrevoo foi aproveitada pelos alunos Samuel de Sousa, Helder Carneiro, Jéssica Pessoa e Débora Braga, que conseguiram a melhor avaliação das redações.

Para Samuel, do 5º ano, a presença dos policiais dá mais segurança e tranquilidade para a região. O garoto disse estar ansioso para ver o bairro em que sempre morou, pela primeira vez, do alto.

Os sobrevoos duraram cerca de 5 minutos. "Essa aeronave traz benefício em todos os sentidos para a sociedade, na parte de segurança pública e defesa social.

Hoje, as pessoas podem ver de perto que o Estado apresenta mais um serviço para reforçar a segurança da nossa cidade", explica o comandante do GTAP, tenente-coronel Frota Gomes.

Segundo o diretor da Unidade Escolar Dom Helder Câmara, Minício de Jesus Rêgo, a realização da maratona foi eficaz para transformar o pensamento dos alunos. "Podemos ver estampado no rosto das crianças a alegria por serem valorizadas, e não aparecerem na mídia apenas de maneira negativa.

Conseguimos reverter a visão negativa da polícia, que agora mostra que pode ser amiga e companheira, com certeza, assim, cumprindo um papel muito mais eficaz. As famílias sentem que as crianças pode ir para a escola com maior seguridade", relata.

Aeronave MultiMissão - A aeronave MultiMissão, modelo Esquilo AS 350 B2, é equipada com farol de busca, sistema anticolisão e kit de maca aeromédico.

O novo equipamento tem por objetivo agilizar as operações aéreas nas áreas da segurança pública, defesa civil e Corpo de Bombeiros. Além dessa aeronave, a Polícia Militar do Piauí já possui outro aeroplano modelo Robson 44, empregado em ações de patrulhamento, resgate e transporte aeromédico.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 

Fonte: Jornal Meio Norte