Aumenta 60% número de internações por acidentes

De janeiro a outubro do ano passado foram registradas 2.340 internações.

Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Teresina, aponta que o número de vítimas de acidentes de trânsito internadas nos hospitais públicos de Teresina aumentou no período de 2012 a 2013.

De janeiro a outubro do ano passado foram registradas 2.340 internações, passando para, aproximadamente, 3.900 ao longo do mesmo período em 2013.

Do total de pacientes internados vítimas de acidentes, a maioria é proveniente do interior do Piauí ou de outros Estados. Das 2.340 internações em 2012, 1.454 eram de outro município ou Estado, enquanto que 892 eram de Teresina.

Em 2013, 70% dos pacientes internados vieram do interior ou de outro Estado. Foram 1.300 internações de pessoas da própria capital, enquanto que as vítimas vindas do interior ou de outro Estado somaram 2.586.

No que se refere aos valores pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Teresina com essas internações, foram gastos pouco mais de R$ 2,5 milhões com vítimas de acidentes até outubro de 2012. Este ano, durante o mesmo período, os valores já passam de R$ 5 milhões.

Segundo o superintendente da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito), Pang Yen Hsiao, a Prefeitura de Teresina tem intensificado a atuação no sentido de reduzir os acidentes. Ele cita, por exemplo, as Blitzen que estão sendo realizadas constantemente. ?Desde março estamos intensificando as Blitzen por toda a cidade. Fazemos pelo menos oito Blitzen diurnas e cinco noturnas, sobretudo para evitar a mistura álcool e direção?, comentou, lembrando que as Blitzen são realizadas juntamente com outros órgãos de trânsito e de segurança do Estado.

Fonte: Jornal Meio Norte