Aumenta em 22% o número de óculos de grau entregue pelo SUS

De janeiro a outubro deste ano foram entregues 2108 óculos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas pessoas têm sido beneficiadas com os programas de saúde que garantem qualidade de vida em Teresina. Na área de reabilitação visual, é possível os teresinenses receberem gratuitamente óculos de grau. Somente de janeiro a outubro de 2016, a Secretaria Municipal de Saúde autorizou a entrega de 2.108 óculos. A quantidade representa aumento de 22% se comparado ao mesmo período de 2015. 

 A dona de casa Maria do Socorro Sousa da Silva é uma das beneficiadas. Ela tem miopia e relata que sentia dores de cabeça e visão embaçada. Agora, está aguardando o recebimento do seu terceiro óculos de grau pelo SUS para corrigir o problema visual. “É ótimo poder contar com o SUS, porque óculos de grau é muito caro, principalmente pra pessoas como eu que não tem condições de comprar”, conta.

Aderivaldo Andrade, secretário municipal de Saúde de Teresina, informa que, em 2016, a Secretaria aumentou a oferta de óculos de grau. “Eram autorizados 150 óculos mensalmente e esse ano passaram a ser 300 por mês. Além do fornecimento regular de óculos com vários tipos de lentes (progressiva, bifocal, simples e simples higlight), na área da Oftalmologia, o SUS realiza ainda transplantes de córnea, exames de diagnóstico, procedimentos clínicos e cirurgias.”, detalha.

 De acordo com a oftalmologista Fabiene Pirajá, os problemas visuais mais comuns são as ametropias e depois catarata e glaucoma. “As ametropias correspondem a alterações no olho que prejudicam a visão e que podem ser corrigidas com o uso de óculos de grau”, afirma.

 A oftalmologista faz um alerta à população sobre os riscos do uso de tecnologia por crianças: “Os pais devem evitar que crianças menores de 2 anos tenham acesso a computadores, tablets e celulares, porque isso pode desencadear uma miopia precoce”, afirma informando que o uso inadequado de corticóide (medicamento) e exposição solar podem precipitar o problema de catarata.

 

Como conseguir um óculos de grau pelo SUS:

 1.O usuário teresinense deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo da sua residência. Se o médico do posto constatar a necessidade, o encaminha para atendimento com médico oftalmologista em outro estabelecimento de saúde.

 2. Se o usuário necessita usar óculos de grau, o médico oftalmologista do SUS preenche uma receita médica.

 3. O usuário junta a receita médica e cópias dos seus documentos pessoais (cartão do SUS, RG e comprovante de residência atualizado).

 4. Posteriormente, o usuário entrega toda a documentação (item 3) na Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, localizada na Av.Miguel Rosa, antigo prédio da Jacaúna.

 5. No momento da entrega da documentação, o usuário é informado que precisa manter contato com a Secretaria Municipal de Saúde para saber se o seu pedido foi autorizado.

 6.Com a autorização em mãos, o usuário deve se deslocar até a ótica para escolher o modelo da armação do seu óculos de grau.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES