Avenida Boa Esperança está cheia de buracos e causa transtornos

De sábado (29) para ontem (1º) foram 57 pneus estourados

Vazamentos e muita buraqueira. Essa ainda é a situação da Avenida Boa Esperança, que corta a zona Norte de Teresina do Pirajá ao Poti Velho. Esse problema persiste há meses, pois sempre há reclamações de populares.

Principalmente aqueles que dependem do transporte público, ciciclistas e motociclistas. De sábado (29) para ontem (1º) foram 57 pneus estourados.

De acordo com José de Ribamar, que possui uma borracharia próximo à buraqueira, os pneus estourados são os campeões, principalmente no cruzamento com a Rua São Félix.

“Neste final de semana consertei 35 pneus. Na segunda e na terça-feira [ontem] foram 22 pneus estourados. Esse número diz respeito às motos, carros e bicicletas que passam aqui todo dia”, declara.

Image title

E falando em acidentes, ele mesmo já foi vítima dos buracos. “Uma avenida dessas repleta de comércios deveria ter um asfalto decente. Aqui a gente conserta somente pneus, mas sempre vem gente com problemas na suspensão e outras partes do veículo. Eu mesmo estou com meu carro encostado, que quebrou aqui também”, revela.

Areolinda Mesquita (foto) é uma das motociclistas que se arriscam pela Avenida Boa Esperança todos os dias. “Aqui precisa de um novo asfalto, de uma ampla reforma.

Aqui é de muitos anos que está nessa situação. Mas eles têm que fazer as coisas sem mexer com ninguém, não é? Conheço gente que mora aqui há 35 anos”, considera a condutora.

O mototaxista Gilson de Araújo Lima é outro que teme pela situação. “Os que mais quebram são as motos. As pessoas caem dentro dos buracos e se machucam. Eu nunca tive acidentes aqui porque ando devagar e com muito cuidado, justamente por conta dos buracos”, complementa o senhor.

Segundo informações do presidente da Associação dos Moradores da Vila Carlos Feitosa, a situação está “feia” nas proximidades de uma horta presente no local.

“Esse problema acontece por causa de ligações irregulares de pessoas da própria comunidade, e fica muito ruim para o pessoal andar. Além disso, muitos buracos e lama, que terminam causando acidentes. Ontem mesmo uma pessoa se acidentou naquele trecho”, finaliza.

Image title


PMT vai enviar equipe ao local para averiguar situação

A Avenida Boa Esperança será duplicada por meio da ampliação do programa Lagoas do Norte. A Prefeitura está estudando a possibilidade de realizar, ainda este ano, o recapeamento necessário para a via.

O programa está em andamento e o recapeamento não tem uma data prevista, por enquanto. Segundo a coordenação de Asfalto, a expectativa é de que ainda neste ano o reparo seja feito.

Por outro lado, a Prefeitura Municipal e Teresina (PMT) tenta amenizar os transtornos por meio da Operação Tapa Buraco. Uma equipe irá até o local para averiguar a situação e providenciar a melhoria.

Jogar água nos pedestres é infração de trânsito

E essas reclamações fazem todo o sentido, pois os donos de veículos terminam molhando os pedestres quando passam em alta velocidade pela buraqueira.

Esta conduta é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro

(CTB), através da Lei Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. A multa pode custar R$ 85 ao bolso do infrator.

No que diz respeito ao cano vazando, a Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa) informa que não tem conhecimento da ocorrência de vazamentos na Avenida Boa Esperança, na altura do bairro Poti Velho.

Nenhuma reclamação foi registrada através de sua Ouvidoria, que atende pelo número 0800 086 8888. A empresa vai enviar uma equipe ao local para verificar a situação e adotar as providências necessárias.

Fonte: Lindalva Miranda e Lucrécio Arrais