Avenidas de Teresina não têm árvores nos canteiros

Capital tem avenidas sem nenhuma árvore

Levantamento fotográfico a ser divulgado hoje na Câmara de Teresina, durante audiência pública para discutir a ausência de um plano de arborização para a cidade, revela que existem várias avenidas sem nenhuma árvore nos canteiros.

Essa situação absurda, numa cidade que enfrenta temperaturas próximas dos 40 graus Celsius durante boa parte do ano, é um dos assuntos que serão tratados na Câmara a partir das 9h, após proposição do vereador Antônio Aguiar (PTB).

"Teresina está perdendo a condição de cidade verde. O desmatamento para construção de residências, aberturas e pavimentação de ruas e avenidas, e o crescimento do número de prédios no centro e bairros adjacentes, têm feito com que a temperatura de Teresina se eleve a cada ano, onde, segundo o INMET, a temperatura máxima até hoje observada foi de 41,6° C, registrada no dia 24 de outubro de 2012", argumentou o parlamentar.

"Considerando ser a arborização urbana uma das ações (medidas) mais eficientes para reduzir o impacto do aquecimento local e consequentemente do aquecimento global, propomos a audiência pública para dialogarmos com os órgãos competentes e com a sociedade de um modo geral, sobre a elaboração de um plano-diretor de arborização urbana para a cidade de Teresina", afirmou.

"O que trará vários benefícios para a nossa cidade, tais como: Minimização do calor, melhoria da qualidade do ar (capta o CO2 e o metano e os transforma em oxigênio), combate aos raios ultravioletas, redução de propagação do som, redução do nível de material particulado (poeiras, fumaça etc.), maior área de sombreamento, aumento da umidade ambiental e embelezamento de nossas praças, ruas e avenidas, dentre outros", finalizou.

Fonte: Pollyana Carvalho