Avião cai em rio no Amazonas com 20 pessoas a bordo

Avião cai em rio no Amazonas com 20 a bordo

Avião Bandeirante cai em rio no Amazonas

Aeronave caiu uma hora após decolar e está submersa.

Quatro pessoas foram resgatadas com vida.

Um avião da Embraer EMB 110 Bandeirante, prefixo PT-SEA, com capacidade para mais de 20 pessoas, caiu na tarde deste sábado (7) no Amazonas, a cerca de 80 km de Manaus. A aeronave decolou de Coari às 12h38 e, cerca de uma hora depois, caiu no Rio Manacapuru, próximo à ilha de Monte Cristo, na comunidade Santo Antônio, região da cidade de Manacapuru.

O voo, com destino a Manaus (com duração aproximada de uma hora), é da empresa Manaus Táxi Aéreo.

O avião entrou em contato com a torre do aeroporto de Manaus e informou que voltaria para Coari por causa da forte chuva. Neste momento, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) perdeu contato com a aeronave.

Segundo o 1º sargento do Corpo de Bombeiros de Manaus, Marimar Machado Marques, o piloto teria tentado fazer um pouso forçado no aeroporto de Manacapuru, mas caiu a cerca de 500 metros da cabeceira da pista, dentro do rio.

Ainda de acordo com Marques e a assessoria de imprensa da empresa, havia 24 pessoas a bordo (18 adultos, quatro crianças e dois tripulantes). Vinte pessoas ainda estão desaparecidas e quatro foram resgatadas.

Mas, de acordo com a Aeronáutica, antes do acidente, o piloto disse que havia 20 pessoas na aeronave, entre passageiros e tripulação.

Ainda segundo o comando da Aeronáutica, o avião caiu a 20 minutos de chegar a Manaus.

Aproximadamente 40 homens, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Manacapuru, trabalham nas buscas. A aeronave está dentro do rio. A chuva forte, que cai desde cedo na região, dificulta os trabalhos de resgate.

Duas equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Manaus se deslocam para o local e irão trabalhar nesta noite para resgatar os passageiros, entre eles o piloto e co-piloto.

Segundo o secretário de Defesa Civil de Manacapuru, até agora quatro pessoas foram encontradas com vida e levadas ao hospital do município. Entre elas estaria uma criança de 9 anos.

Fonte: AE/G1