Avião russo gera rumores de apoio a Maduro

Redes sociais da Venezuela ficaram repletas de teorias

Avião da empresa aérea | Reuters/Andres Martinez Casares
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A incomum aterrisagem de um avião com passageiros da Rússia em Carcas fez surgir uma série de boatos e rumores sobre um possível apoio a Nicolás Maduro. O boato surgiu após o fato inusitado e as declarações de Kremlin que iria ajudar o presidente venezuelano. O Boeing 777, que acomoda até 400 passageiros e pertence à empresa aérea russa Nordwind Airlines, foi posicionado em um espaço particular do aeroporto depois de voar diretamente de Moscou, de acordo com dados de monitoramento de voo e fotos da Reuters.

Nem a Nordwind nem o governo venezuelano responderam de imediato a um pedido de comentário sobre a razão do voo para Caracas.

 Crédito: Reuters/Andres Martinez Casares 

As redes sociais da Venezuela ficaram repletas de teorias -- que a aeronave levava mercenários, estava lá para escoltar Maduro ao exílio ou estava carregada de ouro. Nenhuma das teorias se baseou em indícios concretos, mas a especulação febril é um termômetro do clima de incerteza no país agora que Maduro sofre pressões internacionais sem precedentes para renunciar.

Na semana passada, a Reuters noticiou que agentes militares privados que realizam missões secretas para Moscou voaram para a Venezuela para reforçar a segurança de Maduro, tendo em vista os protestos em massa da oposição naquela mesma semana, segundo pessoas próximas aos russos.

O avião que está em Caracas normalmente voa entre a Rússia e o sudeste asiático, e não há registro de que já tenha ido antes à Venezuela, de acordo com dados de voo disponíveis ao público. Nem a Nordwind nem outras linhas aéreas comerciais oferecem voos Moscou-Caracas diretos.

O jornal russo "Novaya Gazeta" noticiou que a aeronave partiu com dois tripulantes e nenhum passageiro.

Maduro afirma estar lidando com uma tentativa de golpe endossada por Washington e liderada pelo líder opositor Juan Guaidó, que na semana passada se proclamou presidente e foi reconhecido pelos EUA como o chefe de Estado legítimo da nação.

A Rússia acusou o governo do presidente norte-americano, Donald Trump, de tentar usurpar o poder da Venezuela e desaconselhou uma intervenção militar. Na terça-feira, o Kremlin repudiou as novas sanções dos EUA ao setor petrolífero venezuelano, que viu como uma interferência ilegal nos assuntos do país-membro da Opep.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES