Avó faz parto de neto às margens de rodovia usando cardaço: "A cabeça já estava saindo"

Avó faz parto de neto às margens de rodovia usando cardaço: "A cabeça já estava saindo"

Lucas nasceu com menos de 900 gramas e está internado no hospital.

Uma família gaúcha viveu uma situação angustiante nesta segunda-feira (21) durante uma viagem a Santa Maria. Sílvia Rodrigues Escobar, de 24 anos, entrou em trabalho de parto nas proximidades do município de Santiago e deu à luz no acostamento da BR-387, a 50 km de São Borja. A mãe estava com sete meses de gestação e o bebê só sobreviveu graças a ajuda da avó, Thamara Goulart, que é enfermeira e estava junto no veículo.

O parto foi realizado por volta das 10h. "Minha mãe parou o carro e quando foi olhar para ela a cabeça do bebê já estava saindo. Ela fez o parto ali mesmo e nós atamos o cordão umbilical com o meu cardaço mesmo", detalha o pai do menino Lucas, Thiago Bender.

Após o parto, a avó conta que fez massagem cardíaca e respiração boca a boca para reanimar o bebê, que nasceu com menos de 900 gramas. Como o Hospital de Caridade de Santiago não possui UTI, o menino precisou ser transferido em uma ambulância para Alegrete. "Nunca esperava passar por isso com meu neto. Foi uma emoção muito grande. Não sei como explicar", acrescenta Thamara.

O recém-nascido Lucas Escobar está internado na UTI do hospital de Alegrete e passa bem, segundo a família. "Na hora eu só pensava nele. Ele foi forte, passou por muita coisa", relata a mãe Sílvia, que passava férias na casa dos pais em São Borja quando apresentou complicações provocadas pela hipertensão.

Fonte: G1