Balé Jovem do Piauí precisa de ônibus para ir a Festival

Balé Jovem do Piauí é uma iniciativa das irmãs Ana Gamosa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na canção “Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque, “só a bailarina que não tem”. Em Teresina, só as bailarinas do Balé Jovem do Piauí estão inscritas para um Festival de renome internacional em Camaçari – BA, mas não têm transporte para se deslocar ao evento. Apesar das dificuldades, todas as integrantes carregam o sonho que, neste caso, equilibra-se na ponta dos pés das sapatilhas.

O Balé Jovem do Piauí é uma iniciativa das irmãs Ana Gamosa, diretora artística, e Marinalva Gamosa, que é a coreógrafa, professora e coordenadora geral.

“O Balé Jovem do Piauí funciona dando aulas de Balé Clássico gratuitamente para alunas carentes, visando a profissionalização e inseri-las no mercado de trabalho com a dança.

Já tem uns dois meses que estamos atrás desse transporte, já batemos todas as portas, mas não obtemos nenhuma liberação do ônibus”, explica Ana Gamosa.

A certeza de ir ao Festival, que começa na próxima terça-feira (2), foi por água abaixo após as promessas não cumpridas. “Já estamos inscritos, a nossa madrinha, Márcia Jaqueline, a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, fez uma campanha chamada ‘Adote Uma Bailarina’, e assim conseguimos arcar os custos de inscrição e hospedagem. Mas ficou faltando um ônibus.

A mãe de uma aluna conseguiu esse ônibus com um político, mas quando chegamos na empresa, havia um problema e perdemos o ônibus”, lamenta a diretora artística.

Porém, a vontade de ir continua forte, e elas lutam como podem para conseguir ir ao Festival. No entanto, os custos são muito altos e o pedido de ajuda vai tanto para o poder público quanto para a iniciativa privada. “Continuamos trabalhando, fazendo pedágio, rifa.

Queremos muito conseguir o ônibus para chegar ao Festival, porque precisam ir as alunas e um responsável para viajar junto. São 25 pessoas, ao todo. Não temos patrocínio, e é um trabalho sem fins lucrativos”, afirma Ana Gamosa.

Ana ressalta que eventos como esse são uma excelente oportunidade de firmar o balé local em nível nacional e internacional, além de oferecer boas oportunidades às alunas assistidas pelo Balé Jovem do Piauí. “Festivais como esse fornecem bolsas, inclusive internacionais, onde elas podem estudar e serem vistas. É uma oportunidade única.

Temos bailarinas aprovadas para cursos em Nova York, já é um projeto que tem várias conquistas, mas tudo é fora de Teresina. Não temos patrocínio e é um trabalho sem fins lucrativos”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES