Bancários protestam em ato de repúdio contra BB no PI

O movimento foi realizado em todo o país. No Piauí os manifestantes não chegaram a paralisar as atividades, mas realizaram um ato de repúdio

Bancários de todo o país realizaram ontem uma paralisação nas agências do Banco do Brasil, como forma de protestar contra o novo plano de carreira da empresa, que segundo os sindicalistas fere direitos dos funcionários.

No Piauí, os bancários não chegaram a paralisar, mas o sindicato da categoria realizou um ato de repúdio em frente à agencia do Banco do Brasil da Rua Álvaro Mendes, no centro de Teresina.

Além do novo plano de carreira do banco, a categoria reclama do número insuficiente de profissionais e exige mais bancários nas agências. Eles estão descontentes ainda com o fato de o banco está retirando a comissão de alguns profissionais e pagando comissão de seis horas, que antes era de oito, e diminuindo o salário de outros bancários.

?O Banco do Brasil, que é um banco público, está se igualando aos bancos privados no que eles têm de pior?, reclamou o presidente do Sindicato dos Bancários, José Ulisses de Oliveira.

Ulisses explica que não houve paralisação da categoria, a exemplo do que aconteceu em outros Estados porque no Piauí ainda não há clima para greve, mas afirmou que a manifestação já é um alerta para uma possível paralisação, que pode acontecer antes de setembro, mês da data-base da categoria e época em que eles costumam cruzar os braços para lutar por melhoria salarial.

?Esse ato também é uma forma de alertar a população sobre tudo o que está acontecendo e sobre a possibilidade dessa paralisação que pode acontecer mais cedo este ano?, disse Ulisses.

Desde fevereiro, o BB mudou o plano de carreiras, definindo basicamente dois tipos de cargo e jornada: os comissionados, que estão em cargos de confiança, com oito horas diárias, e os demais, com seis.

?Tudo isso deixou os bancários descontentes com as atitudes da direção do banco, o que desencadeou essa paralisação nacional?, finalizou.

Fonte: Pollyana Carvalho