Banco de Leite do Piauí recebe qualificação máxima em nível nacional

Banco de Leite do Piauí recebe qualificação máxima em nível nacional

O Piauí ficou com a categoria ouro em meio aos Bancos de Leite Humano de todo o país

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) recebeu qualificação máxima do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no que diz respeito ao controle de qualidade de seus serviços prestados à população. Bancos de Leite Humano de todo o país são avaliados e, dependendo de seu desempenho, recebem qualificação bronze, prata ou ouro. O Piauí ficou com a categoria ouro.

“Esse reconhecimento faz parte de uma iniciativa resultante do convênio entre a Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e a FIOCRUZ/CNRBLH (Comissão Nacional de Redes de Bancos de Leite Humano) e reflete o grau de conformidade que o banco de leite se encontra em relação ao Sistema de Informação da rBLH e se configura no acesso à Certificação do Controle de Qualidade da Rede Íbero Americana de Bancos de Leite Humano a partir  de critérios que são brevemente estabelecidos”, explicou Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite da MDER.

Com a qualificação, o BLH do Piauí está credenciado junto à Rede BLH dentro da categoria ouro no aspecto de conformidade com o padrão do Sistema de Informação exigido pela Rede. “Num segundo momento, com perspectiva para 2015, outros critérios serão avaliados, como infraestrutura, recursos humanos, processos e produto”, completou.

Maternidade se torna referência no Método Canguru

A Maternidade Dona Evangelina Rosa foi certificada pelo Ministério da Saúde como referência nacional nos cuidados com os bebês prematuros, através da prática chamada Método Canguru. Nesta sexta-feira (31) o secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, vai entregar a placa de referência do Método Canguru, colocada na MDER. A solenidade vai acontecer às 08h30, no auditório do Instituto de Perinatologia, anexo à Maternidade.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Sesapi