Banco de leite fica em alerta durante o carnaval

A preocupação é decorrente das viagens prolongadas que as mães fazem durante o carnaval, e deixam o banco de leite em baixa.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTE SÁBADO (14) DO JORNAL MEIO NORTE

Enquanto muitos vão curtir as festividades do carnaval, o banco de leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa, fica em alerta com a queda do números de doadoras. A preocupação é decorrente das viagens prolongadas que as mães fazem durante o carnaval, e deixam o banco de leite em baixa.

De acordo com Marlívia Vitoria Pereira, nutricionista do banco de leite da Maternidade Evangelina Rosa, o banco atende em média de 50 a 70 bebês prematuros, que precisam do leite para sobreviver. “Conseguimos manter o leite dos bebês, porém não com um estoque seguro. Algumas mães viajam antes do feriado, e retornam após o período, o problema é que o leite que coletamos, constará no nosso estoque na semana seguinte, quer dizer, ficamos 8 dias sem ter uma coleta regular”, afirma.

E para a mãe doar é muito fácil e seguro, pois a equipe do banco de leite vai até a casa da mãe oferecer as devidas orientações. “Primeiro a mãe deve entrar em contato com o banco de leite. Após o contato, agendamos uma visita na casa dela onde levamos kits que contém o frasco esterilizado, máscara e touca. Depois que a mãe fez todo o procedimento, coletamos o leite”, explica Marlívia.

 

Repórter: Daniely Viana

Fonte: Daniely Viana