Banco de Leite tem déficit de mais 50% na Maternidade Dona Evangelina Rosa

Banco de Leite tem déficit de mais 50% na Maternidade Dona Evangelina Rosa

Diariamente, cerca de 50 bebês são beneficiados com o leite, mas devido à redução de doações, o estoque não é suficiente para atender a demanda

O Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) está novamente com estoque reduzido e precisa de doações. O quadro atual aponta um total de 14 litros de leite materno, que representa um déficit de mais de 50% do estoque total.

De acordo com a nutricionista do Banco de Leite Humano, Marmidia Osório, cerca de 40 a 50 bebês são atendidos, no entanto com a pouca doação que recebem não dá para atender a demanda.
“Conseguimos atender de 40 a 50 bebês, mas depende do nosso estoque. O estoque está com baixa, por recebermos de 2 a 4 litros por dia. Mas o ideal, para que consigamos atender a demanda, seria de 8 a 10 litros por dia”, afirma a nutricionista.

Para a nutricionista Marmidia Osório, o leite materno é um alimento fundamental para o desenvolvimento da criança, por evitar muitas doenças e infecções. “O leite materno é um alimento riquíssimo em vitaminas, que possui todos os nutrientes necessários para combater infecções, doenças e alergias. Por isso, a conscientização da doação é importante, por ajudar aqueles bebês que, por alguma razão, não podem ser alimentados com as próprias mães”, garante Marmidia Osório.

A doação é importante, mas devem ser tomados os devidos cuidados: a mulher deve estar saudável, antes da coleta é necessário lavar bem as mãos e prender os cabelos para evitar que fios caiam no vidro. O leite materno, que tem vida útil de até 15 dias armazenado, ao ser retirado, deve ser acondicionado em vidros de boca larga e com a tampa de plástico, fervidos previamente por 15 minutos e ser posto, imediatamente na geladeira de casa.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Márcia Gabriele