Banda formada por pacientes do Ceir lançam seu primeiro CD

O lançamento do CD é o ápice do projeto

Os integrantes da banda Tocando em Frente, composta por pacientes do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), lançou no domingo (14), seu primeiro CD no Palácio da Música, em Teresina. A formação atual conta com oito integrantes e ritmo ligado às raízes nordestinas como forró e pé de serra. A voluntária do setor de musicoterapia, Nydia Monteiro, conta que a banda é um grupo terapêutico com intenção artística e tem como objetivo principal promover a inclusão.

“O grupo foi formado com a intenção de realizar inclusão e também porque muitos já eram músicos e tiveram que se adaptar após adquirirem algum tipo de limitação. Outros, começaram a fazer parte porque se identificaram com a música. A banda surgiu há cerca de 4 anos com intenção artística de representar o Ceir e mostrar que as adaptações são possíveis”, considerou.

O percussionista Gilson Fernandes, músico da Orquestra Sinfônica de Teresina, foi quem teve a ideia de documentar o trabalho dos pacientes através da gravação do CD. “Como não é um trabalho autoral, então esse trabalho não pode ser vendido, mas será distribuído e algumas faixas serão colocadas no site do Ceir (http://www.ceir.org.br) para que as pessoas possam ter acesso”, completou.

Para uma das vocalistas da banda, Nayara Linhares, que é cadeirante, o lançamento do CD é o ápice do projeto. “Agora é uma felicidade para todos nós por vermos que as coisas estão acontecendo”, disse.

Outro integrante da banda, João Soares da Rocha, declarou que o trabalho realizado tem grande relevância social. “Nós temos que trabalhar, pensar em coisas boas. Por isso é tão importante o trabalho do Ceir, principalmente no setor de musicoterapia”, finalizou.

Fonte: Waldelúcio Barbosa