Barragem Algodões pode sangar no PI

Barragem Algodões I apresenta hoje 80% do reservatório preenchido

Por conta das intensas e constantes chuvas no Piauí, a Barragem Algodões I, localizada no povoado Algodões, a cerca de 20 quilômetros de Cocal, apresenta hoje 80% do reservatório preenchido, podendo sangrar pela primeira vez.

Seguindo orientação do governador Wellington Dias, no sentido de dar maior segurança à população que reside no povoado e proximidades, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) enviou, nesta terça-feira (5), uma equipe de engenheiros para o local a fim de reforçar a estrutura e evitar que a força das águas rompa com a parede da barragem. Tratores, escavadeiras e todo o material necessário para fortalecer os paredões da Barragem Algodões I já foram encaminhados ao local.

Trata-se de uma medida emergencial, tendo em vista a ameaça de escoamento das águas da barragem. A Emgerpi já viabiliza soluções mais rígidas para disponibilizar uma nova estrutura à barragem.

A barragem possui problemas estruturais desde sua construção, há quase dez anos, pela Companhia de Desenvolvimento do Piauí (Comdepi). A Emgerpi contratou uma empresa especializada para prestar consultoria e estudar soluções para tais problemas. O intenso período chuvoso na região não permitiu implantar uma nova estrutura na barragem até o momento.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br