Batalhão da Polícia Militar atenderá 140 mil pessoas no PI

Batalhão da Polícia Militar atenderá 140 mil pessoas no PI

O 9º Batalhão da Polícia Militar do Piauí mudou de sede. Ant.es situado no Bairro Mocambinho, o Batalhão agora está localizado no Bairro São Joaquim

Foi inaugurado ontem o novo quartel do 9º Batalhão de Polícia Militar, no Bairro São Joaquim, que atenderá 20 bairros na zona Norte de Teresina, beneficiando cerca de 140 mil pessoas.

Durante a solenidade, que contou com a presença do governador Wilson Martins, foram entregues quatro viaturas, além de armamento e equipamentos de segurança.

O investimento total é de R$ 947 mil, oriundo de recursos do Governo do Estado e do Governo Federal. ?Essa é uma região que tem um problema com o tráfico de drogas e a instalação desse Batalhão tem como objetivo ajudar no combate ao tráfico de entorpecentes e, sobretudo, dar tranquilidade às pessoas de bem que vivem aqui?, disse o governador.

O 9º Batalhão conta com alojamentos, sala de reuniões, refeitório e cozinha. Os 130 policiais da unidade receberam 40 coletes balísticos, 370 cartuchos, 26 capas de colete e oito pistolas.

Com a entrega no novo BPM (localizado na Avenida Boa Esperança, s/n, próximo ao antigo Curtume do bairro São Joaquim), são beneficiadas as comunidades dos bairros Acarape, Aeroporto, Água Mineral, Alto Alegre, Alvorada, Embrapa, Itaperu, Mafrense, Matadouro, Memorare, Mocambinho, Nova Brasília, Olaria, Poti Velho, Primavera, Real Copagre, São Francisco, São Joaquim, Bom Jesus e Buenos Aires.

?Estamos modernizando a Polícia Militar; universalizamos o Ronda Cidadão, fortalecemos o enfrentamento ao crack e outras drogas, investimos na presença efetiva do policiamento ostensivo e comunitário nas ruas, instalamos e expandimos o guardião eletrônico?, enumerou Wilson Martins, acrescentando que o Piauí foi um dos primeiros estados brasileiros a aderir ao programa Crack, é possível vencer, que prevê investimentos na área de segurança pública.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Gerardo Rebelo, também falou sobre o novo quartel, e destacou que a mudança de localidade tem caráter estratégico.

?O 9º batalhão funcionava em condições inóspitas no bairro Mocambinho. Esta nova sede tem todas as funções, tanto na parte tecnológica quanto de treinamento, com novas viaturas e 130 homens.

Esse efetivo contará, é claro, com o apoio do Ronda Cidadão, que faz um trabalho de policiamento comunitário, e o Rone que também fica aqui nas proximidades?, disse o comandante da PM, coronel Gerardo Rebelo.

De acordo com Rebelo, os elementos que foram presos recentemente praticando roubos a farmácias e efetuando saidinhas de banco na zona Leste são oriundos de áreas próximas ao novo 9º DP.

?Além disso, encontramos vários ?pontos vermelhos? no que diz respeito a bocas de fumo, e muitas prisões foram feitas nos últimos três meses nessa área?, justificou.

O comandante ressaltou ainda que a área que recebeu o novo distrito é estratégica pelo seu caráter turístico e pelo potencial de desenvolvimento. ?É uma região que reúne localidades como o parque do Encontro dos Rios, e o parque Lagoas do Norte, por exemplo?.

O comandante da PM lembrou ainda o fato de que o governador Wilson Martins reforçou o objetivo de adquirir equipamentos de proteção individual para os policiais, incluindo a farda, o colete e os armamentos. ?Estamos trocando todos os antigos revólveres calibre 38 por pistolas .40, de maior poder ofensivo?, finalizou ele.

Fonte: Dowglas Lima