SEÇÕES

Black Friday: os preços realmente sobem antes? Confira!

Dos cinco anos pesquisados, houve aumento de preços no e-commerce

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O final do ano se aproxima e é comum nessa época do ano surgir o tema de fraudes em promoções, que sugerem que lojas online aumentem os preços de seus produtos antes de eventos como o Black Friday. Mas o levantamento realizado pelo 

O método de comparação se baseou na variação desse índice no mês dos eventos e no mês imediatamente anterior, a fim de identificar se houve aumentos propositais para produzir descontos artificiais nas datas de interesse, o que é possível observar que na maior parte dos anos não ocorreu. Os resultados podem ser vistos abaixo:

Para Maria Fernanda Antunes Junqueira, CEO do Global Savings Group no Brasil, o aumento de preços ocorreu em alguns eventos, mas está longe de ser generalizado: “Nos anos em que houve o aumento de preços antes de eventos, 2013 e 2015, também houve forte alta da inflação, com o IPCA de, respectivamente, cerca de 6% e 11%. É natural que isso seja refletido nos preços do e-commerce de alguma forma.”

 Ela reconhece, no entanto, que algumas lojas podem aproveitar o frenesi da Black Friday para dar descontos artificiais, o que motivou o cunho do termo “Black Fraude”. “De fato, algumas lojas podem aumentar seus preços antes da Black Friday para diminui-los no dia do evento, mas vemos pelos números da FIPE/Buscapé que isso não é regra para todo o e-commerce. Além disso, esse tipo de prática vem diminuindo com o tempo devido à facilidade para se fazer denúncias online, à exposição da chamada “Black Fraude” e ao maior controle social. Além disso, marcas sérias têm se preocupado cada vez mais com isso, pois não querem ter seu nome associado a fraudes e enganação.”. Maria Fernanda também sugere que o consumidor tome alguns cuidados antes de fazer compras. “É importante que os consumidores pesquisem os preços antes da Black Friday e comparem preços entre lojas na data de compra”.

 Segundo a ABComm, a expectativa é de que a Black Friday renda R$ 2,5 bilhões ao e-commerce, um aumento de 18% se comparado a 2016. O Global Savings Group está presente em mais de 25 países atuando com plataformas de descontos online.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp,
clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos