Black Friday surgiu com a venda mais barata de escravos, diz lenda

Especialistas afirmam que o nome sexta-feira negra não é por acaso.

Nesta sexta-feira (27) ocorre a tradicional Black Friday, nos Estados Unidos, ela ocorre sempre na sexta seguinte ao Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças). O feriado é um dos dias mais importantes para os americanos, onde eles aproveitam para agradecer a Deus pelos momentos durante todo o ano.

Já o Black Friday tem como objetivo vender os produtos dos estabelecimentos com maior desconto. Durante todo esse período ocorre um grande lucro entre os compradores e os vendedores. Mas alguém sabe onde surgiu essa expressão? Durante todo o ano diversas postagens foram feitas tentando explicar esse fenômeno, em uma delas a explicação era de que a data foi criada porque os escravos eram vendidos nesse dia a preços promocionais.

“Você acha mesmo que o nome sexta-feira negra era só uma jogada de marketing? Black Friday era o nome dado ao dia seguido após o dia de ações de graças a venda de escravos com preços promocionais nos Estados Unidos”, dizia uma das explicações.

Mas esse não é o motivo verdadeiro para o Black Friday. Esse termo foi usado pela primeira vez em 1869 quando os americanos Jay Gould e James Fisk tentaram tomar o mercado de ouro na Bolsa de Valores de Nova York e tudo isso aconteceu seis anos depois da escravatura ter sido abolida.

Image title


Fonte: Com informações do Brasil Post