Piauí tem previsão de chuva fraca

A tendência é a mesma da semana passada: chuvas fracas e localizadas

As chuvas ocorridas durante o período foram provocadas pela formação de linhas de instabilidade e aglomerados convectivos isolados, auxiliados pelos efeitos locais e a troca de calor e umidade as quais atuaram nas regiões Sul e Centro-Sul do Estado. A Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) divulgou boletim de informações climáticas do período de 8 a 12 de março de 2010.

A tendência é a mesma da semana passada: chuvas fracas e localizadas. Registraram-se rajadas de ventos de até 17,5 Km/m em diversas áreas isoladas no Estado, descargas elétricas (Relâmpagos e trovões), de intensidade moderada ocorreram devido as formações das nuvens cúmulos e cumulonimbus superiores a 6,0 décimos.

Na capital, ocorrência de chuvisco foi registrada devido a cobertura de nuvem, que foi superior a 6,0 décimos, mas os movimentos verticais ascendentes e o transporte de vapor e umidade não foram necessários e suficientes para provocar a condensação e ocasionar as precipitações esperadas e desejadas.

As temperaturas extremas (máximas e mínimas) mantiveram-se acima da climatológica e oscilaram entre 23°C e 35ºC, a variabilidade da umidade relativa do ar ficou abaixo da normalidade do período e a pressão atmosférica fluiu acima dos padrões normais.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br