Bovespa cai mais de 10% e negócios são interrompidos

Os negócios serão suspensos por 30 minutos e depois serão retomados

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O principal índice da bolsa paulista caiu mais de 10% e os negócios foram interrompidos às 10h21 por meio do "circuit braker", segundo a Bovespa. Os negócios serão suspensos por 30 minutos e depois serão retomados.

Às 10h20, o Ibovespa caía 10,47%, a 60.470 pontos.

O circuit braker é um mecanismo de controle da variação dos índices. Quando as cotações superam limites estabelecidos de alta ou de baixa, as negociações são interrompidas, para evitar movimentos muito bruscos.

Na Bovespa, o circuit breaker é disparado quando a baixa do Índice Bovespa (Ibovespa) atinge os 10%. Os negócios são então paralisados por trinta minutos e retomados em seguida.

Depois da retomada do pregão, se a queda persistir, os negócios são novamente interrompidos quando a baixa chega a 15%. Desta vez, a paralisação é de uma hora.

Na véspera, o Ibovespa caiu 1,67%, a 67.540 pontos, após subir por 6 pregões seguidos, tendo como pano de fundo o cenário externo de aversão a risco diante de preocupações com o governo do presidente norte-americano, Donald Trump, segundo a agência Reuters.

O contrato do Ibovespa para junho despencava 10% nos primeiros negócios desta quinta, refletindo a repercussão negativa a denúncias envolvendo o presidente Michel Temer.

Mercados monitorados

Mais cedo, o Banco Central informou que está monitorando o impacto das informações recentemente divulgadas e que "atuará para manter a plena funcionalidade dos mercados".

A Secretaria do Tesouro Nacional também informou, por meio de nota à imprensa, que "adotará as medidas necessárias para assegurar a plena funcionalidade e a adequada liquidez dos mercados".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES