Brasil perde controle sobre epidemia de Aids, denuncia manifesto

De acordo com o grupo, o tratamento passou de 53,8% de gestantes soropositivas em 2005 para 49,7% em 2008

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Professores, pesquisadores, médicos e integrantes do movimento social divulgaram no fim dessa terça-feira um manifesto afirmando que, enquanto outros países discutem a interrupção da transmissão da Aids, o Brasil perde o controle sobre a epidemia. O documento, lançado com 54 assinaturas, avalia que o programa está desatualizado, com elementos insuficientes para enfrentar os desafios, o que começa a trazer reflexos para estatísticas da doença. "A afirmação de que a epidemia de aids está sob controle no Brasil, além de falaciosa, tem prejudicado a resposta nacional", aponta o documento.

Os integrantes da carta lembram que, a cada hora, uma pessoa morre de Aids no país e apontam a redução da oferta de tratamento para gestantes com Aids, indispensável para evitar a transmissão para o bebê. De acordo com o grupo, o tratamento passou de 53,8% de gestantes soropositivas em 2005 para 49,7% em 2008.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, disse ter recebido o documento com respeito, mas não concorda com os números. "Parte deles está desatualizada, outra parte tem de ser avaliada num contexto", diz. Como exemplo, ele cita o aumento no número de mortes: "É preciso lembrar que a população aumentou no período".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES