Brasil pode ser o primeiro país a receber visita do novo Papa, diz padre do PI

Brasil pode ser o primeiro país a receber visita do novo Papa, diz padre do PI

Para o padre, o cardeal brasileiro Dom Odilo Scherer pode estar dentro do perfil procurado pela Igreja

O padre piauiense Gilberto Freitas disse ao meionorte.com que o Brasil pode ser o primeiro país a receber a visita do próximo papa, a ser escolhido no conclave que começou hoje. O padre lembrou que o Vaticano já havia marcado uma visita de Bento XVI ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, que este ano acontece no Rio de Janeiro.

Para o padre, o cardeal brasileiro Dom Odilo Scherer pode estar dentro do perfil procurado pela Igreja. "Nesse momento, Dom Odilo é apontado internacionalmente, por ser um homem de grande trânsito dentro do Vaticano, por ser reto na doutrina", opinou o padre Gilberto Freitas. Dom Odilo foi bispo por quase 20 anos, já esteve em uma função de fiscalização no Banco do Vaticano, e várias outras.

Padre Gilberto acredita que o conclave não deve demorar, e que até quinta-feira, ou no máximo sábado, já conheceremos o nome do novo líder da Igreja Católica. Após a postura do papa João Paulo II, de falar pela igreja, e depois do papa Bento XVI, de se expressar mais pessoalmente do que em nome da Igreja, Padre Gilberto acredita que o próximo pontífice deve procurar um meio termo. "Se o papa escolhido fosse brasileiro, poderia expressar essa identidade missionária que a Igreja Católica do Brasil tem", disse.

Fonte: Andrê Nascimento