Brasileiro poderá responder a Censo 2010 na internet

Dados começam a ser coletados no dia 1º de agosto nas 58 milhões de casas do país

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou nesta quarta-feira (5) o censo 2010. Os dados começam a ser coletados em 1º de agosto em todas as 58 milhões de casas brasileiras. Este será o primeiro censo totalmente digital. O presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, falou da importância da pesquisa.

- O censo é a única pesquisa do IBGE igual para todos os municípios e que vai a todas as residências brasileiras e é uma importante fonte de informação para o planejamento do país para os próximos dez anos. O censo será totalmente informatizado e divido em setores.

As entrevistas serão feitas entre agosto e outubro e pela primeira vez os recenseadores usarão um equipamento eletrônico, semelhante a um palm top, que transmitirá os dados para uma central de processamento. Outra novidade é que o questionário poderá ser respondido pela internet. Para isso, no entanto, é preciso ter uma senha entregue pelo recenseador.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, falou da importância do Censo para a elaboração de políticas públicas.

- Este será o primeiro retrato de corpo inteiro do Brasil deste século porque o de 2000 ainda era do século passado. Para o ministério do Planejamento as informações do Censo são vitais.

Paulo Bernardo colocou o boné que será usado pelos recenseadores para estimular que eles sejam bem recebidos em todas as casas.

Os primeiros resultados serão divulgados em dezembro de 2010. A operação terá custo estimado de R$ 1,67 bilhão e será feita por 225 mil agentes censitários e recenseadores.

Fonte: R7, www.r7.com