Cães e gatos devem ser vacinados contra raiva neste sábado (12)

Em Teresina, 367 postos estarão espalhados para imunização

Neste sábado (12), vai acontecer o dia D da campanha de vacinação animal contra a raiva. A meta é vacinar cerca de 135 mil cães e gatos em 367 postos localizados em todas as regiões da capital.

Promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Centro de Controle de Zoonoses de Teresina, a campanha tem como objetivo prevenir a raiva em animais domésticos e, consequentemente nas pessoas, já que um animal infectado pode transmitir a doença para os seres humanos.

Segundo Luiz Harlinton, coordenador da campanha de vacinação contra a raiva, o número de casos de raiva humana na capital é positivo, pois há quase três décadas não foram registrados nenhum caso.

“Teresina tem um índice bom de raiva. O último caso registrado foi em 1968, já a raiva animal, o último caso ocorreu em 2011, porque um cachorro infectado por um morcego no Sul do Estado trouxe o vírus para a capital. Como foi detectado imediatamente, todas as providências foram tomadas”, ressalta.

Image title

O coordenador da campanha explica que o maior alvo da vacinação contra a raiva são animais mamíferos e domésticos que têm contato direto com seres humanos.

“Na nossa campanha priorizamos o ciclo da raiva urbana, focando em animais que têm mais contato com o ser humano, o cão e o gato. Quando um animal com a doença morder ou arranhar um ser humano, o indivíduo deve procurar, imediatamente, um posto de saúde.

Caso contrário este será infectado e virá a óbito. Já que é uma doença 100% letal”, esclarece. Ao ser infectado, o animal doméstico terá sintomas como: agressividade, salivação em excesso, medo de água e luminosidade. Já nos seres humanos a inquietação, ataques convulsivos e fobia a água e luz.

Se alguém que mora em Teresina for atacado por um animal infectado pela raiva, deve se deslocar, o quanto antes, ao Hospital de Doenças Infecto Contagiosas (HDIC) em busca tratamento que pode ser a base de vacina ou soro específico.

No entanto, como a medida mais eficaz é a prevenção, é importante levar seus animais domésticos para serem devidamente vacinados.

Além da vacinação neste sábado (12), que atingirá as zonas urbanas, vai acontecer a imunização nas zonas rurais, que ocorrerá nos dias 26 de setembro (Norte e Leste) e no dia 03 de outubro (Sul e Sudeste).

Fonte: Virgínia Santos e Márcia Gabriele