Cajazeiras realiza mutirão de combate a dengue

A ação movimentou toda a cidade e contou com a presença do prefeito Aldemar Neto

No último sábado (22) foi realizada a campanha de mobilização contra a dengue em Cajazeiras do Piauí. A ação movimentou toda a cidade e contou com a presença do prefeito Aldemar Neto que destacou a importância dos moradores no combate aos focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

O mutirão contra a dengue não ficou apenas na vistoria de residências, comércios ou aplicação de larvicida. A retirada de lixo das ruas do município foi outra ação visando evitar a proliferação dos focos do mosquito.

Para garantir o sucesso do mutirão conta-se com a colaboração da população. Para isso foram distribuídos centenas de sacos de lixo. Foram  recolhidos diversos utensílios que acumulam água e servem de depósito de larvas.

?Queremos fazer um grande trabalho, limpar a cidade. Mas acima de tudo, queremos chamar a atenção das pessoas para que elas tenham a consciência de diminuir a produção desse lixo e interromper a proliferação do mosquito. O verão está chegando e não podemos correr o risco de ter uma epidemia de dengue na nossa cidade?, enfatizou o prefeito durante o ato de lançamento da atividade em frente à  Praça Publica.

De acordo com a secretária de Saúde, Marinalva Barros, o objetivo do mutirão é conscientizar a população de que a ação mais simples para prevenção da dengue e a de evitar o desenvolvimento do mosquito eliminando os lugares que ele escolhe para se reproduzir, ou seja, todo tipo de recipiente que possa acumular água, como vidros, garrafas, latas, pneus, potes, vasos de plantas, bacias, entre outros.

A ação foi desenvolvida pela Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria de Saúde. Participaram do evento os secretários do Município, vereadores,  médicos, professores, alunos.

Fonte: Assessoria