Cajuína será Patrimônio Histórico Brasileiro; confira!

O deputado Merlong Solano afirma que o processo está na etapa final.

A cajuína piauiense vai se tornar Patrimônio Histórico Brasileiro nesta quinta-feira, 15, em Teresina. O deputado Merlong Solano afirma que o processo está na etapa final.

Em uma visita à Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí, situada na capital, o deputado afirma esses produtores já vêm acompanhando todo os trâmites há muito tempo, o que representa um ponto positivo para a conquista.

Nesta quinta-feira, 15, estará reunido o Conselho do Patrimônio Público Cultural, que vai conceder à cajuína o título de Patrimônio Cultural Brasileiro, e os produtores. ?Nós temos que aproveitar esse mote da cajuína para uma retomada da mobilização da cadeia produtiva do caju no Piauí?, disse Merlong.

Trata-se de uma cadeia produtiva que reúne milhares de pessoas que, apesar de serem pequenos produtores, dominam as técnicas de produção do caju e de aproveitamento dos seus subprodutos como a castanha, o bagaço do caju, entre outros.

?Nós precisamos ver o que o Poder Público pode fazer em matéria de apoio em créditos e tecnologias para que o Piauí se torne a pátria mundial do caju como ele tem potencial de ser?, encerra.

Fonte: Denison Duarte