Camelôs deixarão centro de THE

A inauguração está prevista para o mês de janeiro e a transferência dos ambulantes deve acontecer no mês seguinte

Contagem regressiva para a transferência dos ambulantes de Teresina para o Shopping dos Cidade. A medida, que promete retirar todos os ambulantes para a revitalização do centro , vem dividida pelos sentimentos de satisfação e e insegurança entre os ambulantes. A inauguração está prevista para o mês de janeiro e a transferência dos ambulantes deve acontecer no mês seguinte. Se por um lado alguns comemoram a conquista de um local seguro e confortável para trabalhar, outros não sabem o seu destino a partir da mudança.

Com a abertura do shopping, a prefeitura de Teresina pretende acabar com a barreira ao progresso urbanístico que os camelôs representam, no entanto abriu as portas para um dos maiores desafios a

ser enfrentado no ano de 2009. Isso porque durante todo o período de construção do shopping, um dos assuntos mais polêmicos foi a falta de locais suficientes para abrigar os cerca de 5.000 ambulantes

existentes no centro da cidade.

Com apenas 1.800 vagas, a inauguração do Shopping da Cidade, sem dúvida, ainda vai causar muitas controvérsias e especulações políticas. O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, é bastante incisivo quando o assunto é impedir o comércio informal no centro da cidade. Já os ambulantes que foram excluídos do projeto também já deixaram claro que vão lutar pelo direito de trabalho. Terão um boxe garantido apenas os camelôs que estavam nas ruas e que participou do cadastro oficial nos anos de 2006 e 2007.

Na cerimônia de diplomação, que aconteceu no dia 1º de janeiro, Sílvio Mendes mostrou que têm consciência dos ataques que vai enfrentar depois da transferência dos camelôs e chegou a brincar com a situação. ?A partir de janeiro vou blindar meu carro?, disse ele em um dos seus discursos.

Fonte: Carolina Durães, Jornal Meio Norte