Campanha contra febre aftosa terá validade a partir de 1° de junho

A meta deste ano para o Estado é ultrapassar os 98% da campanha anterior.

Gado deve ser vacinado no início do mês de junho | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A campanha contra a febre aftosa terá validade em todo o Piauí a partir do dia 1º de junho. Já no dia 6 de junho, está previsto que o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, venha ao Estado para participar do lançamento oficial da campanha com solenidade na fazenda JM, no Povoado Santa Teresa, às 8h da manhã. Este ano, a campanha irá propor o fim dos trabalhos que confirmam a mudança do Piauí para zona livre com vacinação do rebanho bovino.

De acordo com Raimundo José, diretor técnico da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (Adapi), o trabalho de campanha precisa principalmente da dedicação de cada produtor.

?O criador já pode fazer a reserva das vacinas nas 149 lojas credenciadas pela Adapi e o procedimento de venda da vacina, aplicação no animal e certificação será o mesmo das campanhas anteriores. Agora é necessário que o criador seja participativo e vacine seus rebanhos para que juntos continuemos a mudar a pecuária piauiense?, coloca.

A meta deste ano para o Estado é ultrapassar os 98% da campanha anterior. ?O Piauí vem trabalhando em duas frentes com o objetivo de incluir o Estado na zona livre da febre aftosa.

A primeira delas é a realização do inquérito soro-epidemiológico, que consiste na coleta de amostra de sangue em animais, onde é detectada a ausência da circulação do vírus da febre aftosa. Já o outro ponto trabalhado é a vacinação e o término dessas ações será em outubro?, frisa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES