Campanha contra febre aftosa terá validade a partir de 1° de junho

Campanha contra febre aftosa terá validade a partir de 1° de junho

A meta deste ano para o Estado é ultrapassar os 98% da campanha anterior.

A campanha contra a febre aftosa terá validade em todo o Piauí a partir do dia 1º de junho. Já no dia 6 de junho, está previsto que o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, venha ao Estado para participar do lançamento oficial da campanha com solenidade na fazenda JM, no Povoado Santa Teresa, às 8h da manhã. Este ano, a campanha irá propor o fim dos trabalhos que confirmam a mudança do Piauí para zona livre com vacinação do rebanho bovino.

De acordo com Raimundo José, diretor técnico da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (Adapi), o trabalho de campanha precisa principalmente da dedicação de cada produtor.

?O criador já pode fazer a reserva das vacinas nas 149 lojas credenciadas pela Adapi e o procedimento de venda da vacina, aplicação no animal e certificação será o mesmo das campanhas anteriores. Agora é necessário que o criador seja participativo e vacine seus rebanhos para que juntos continuemos a mudar a pecuária piauiense?, coloca.

A meta deste ano para o Estado é ultrapassar os 98% da campanha anterior. ?O Piauí vem trabalhando em duas frentes com o objetivo de incluir o Estado na zona livre da febre aftosa.

A primeira delas é a realização do inquérito soro-epidemiológico, que consiste na coleta de amostra de sangue em animais, onde é detectada a ausência da circulação do vírus da febre aftosa. Já o outro ponto trabalhado é a vacinação e o término dessas ações será em outubro?, frisa.

Fonte: Érica Maciel Paz e Aline Damaceno