Campanha de Prevenção do Trauma Facial alerta para prevenção de acidentes no Piauí

A Campanha de Prevenção do Trauma Facial vai orientar motoristas e motociclistas para a importância de prevenir acidentes, uma vez que são considerados a maior causa de traumas

Hoje (14), acontecerá a Campanha de Prevenção do Trauma Facial, que é uma iniciativa do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, e visa orientar os motoristas e motociclistas da importância da prevenção de acidentes. Além disso, haverá distribuição de folders explicativos.

A campanha vem com a proposta de alertar para o grande número de acidentes envolvendo motos e que muitas das vezes provocam algum tipo de fratura facial. A primeira cidade contemplada será Parnaíba com a campanha.

Segundo a Secretaria Estadual e Saúde (Sesapi), somente no estado do Piauí, 80% dos acidentes de trânsito envolvem moto e nos oito primeiros meses do ano, foram registrados 9.966 acidentes de trânsito, sendo que 7.976 envolveram motociclistas.

Em 2010, foram realizadas 145.920 internações de vítimas de acidentes no trânsito financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com um custo de aproximadamente R$ 187 milhões. As maiores taxas são entre os motociclistas (36,4 por 100 mil) e pedestres (20,5 por 100 mil). Os homens representaram 78,3% das vítimas (114.285), enquanto as mulheres representaram 21,7%, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, todos os anos, cerca de 30 mil brasileiros sofrem algum tipo de fratura no crânio e ossos do rosto.

Fato confirmado pelo coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Trauma de Face no Piauí, Darklilson Santos. “Os acidentes automobilísticos e motociclísticos configuram a maior causa de traumas de face. Nossa participação nesse projeto contribuirá para uma sociedade mais consciente, responsável e com menor incidência de lesões faciais por trauma. Isso também repercutirá economicamente, já que haverá menos pessoas afastadas de suas atividades laborais”, conta o coordenador.

O coordenador adjunto do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais, professor Julio Cravinhos, destaca a intenção de realizar esta blitz educativa nas principais cidades do Piauí. “Vamos iniciar por Parnaíba, simultaneamente com a realização da Jornada Acadêmica de Odontologia daquela cidade. A prevenção, sem dúvida alguma, é uma das principais medidas a serem tomadas para diminuir esta verdadeira epidemia de traumas que assola nosso sistema de saúde”, finaliza.

A campanha de Prevenção ao Trauma de Face acontecerá na Avenida São Sebastião, das 19h às 22h, uma parceria com a Universidade Estadual do Piauí, Pelotão de Policiamento de Trânsito do Piauí e Guarda Municipal de Parnaíba.

Clique e Curta Portal Meio Norte no Facebook

 

Fonte: Daniely Viana