Campanha de Vacinação contra o HPV inicia na próxima segunda (09)

A atividade acontece na Escola Municipal João Porfírio Lima Cordão, localizada na Rua Cinco, bairro Renascença III, zona Sudeste da capital.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres e faz, por ano, 5.264 vítimas fatais somente no Brasil. Com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção à doença e dá continuidade à estratégia de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), lança na próxima segunda-feira, 09 de março, a Campanha de Vacinação Contra o HPV às 10h da manhã. A atividade acontece na Escola Municipal João Porfírio Lima Cordão, localizada na Rua Cinco, bairro Renascença III, zona Sudeste da capital.

Este ano, a oferta da vacina será ampliada para as meninas na faixa etária de 9 a 11 anos de idade, já que em 2014 a população alvo foram as meninas de 11 a 13 anos de idade. A vacina também será ofertada para as mulheres de 9 a 26 anos de idade vivendo com HIV. Esta população foi incorporada como prioritária, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).

“A estratégia da Fundação Municipal de Saúde será levar a vacina para as escolas públicas estaduais, municipais e também privadas para que possamos ter êxito no alcance e adesão do publico alvo para a vacinação, já que o foco são as adolescentes. Mas, além das escolas, a vacina HPV quadrivalente estará disponível nas 104 salas de vacinação de Teresina”, explica Luciano Nunes, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

A vacina é manipulada em três doses. Devem ser vacinadas as adolescentes de até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido a primeira dose. As meninas com 14 anos de idade que iniciaram o esquema vacinal deverão receber a segunda dose e seguir o esquema vacinal recomendado. O mesmo procedimento deverá ser realizado com mulheres vivendo com HIV que completaram 27 anos, que já tinha iniciado o esquema vacinal aos 26 anos. Mulheres de 9 (nove) a 26 anos de idade vivendo com HIV que já tenham tomado duas doses da vacina, tomar a terceira dose respeitando o prazo de 120 dias entre a segunda e terceira dose.

“Estudos mostram que a melhor ocasião para vacinação contra o HPV é efetivamente na faixa etária de 9 a 13 anos, antes do início da atividade sexual e enquanto os pais ainda mantêm o hábito de levar os filhos para tomar outras vacinas administradas nessa faixa etária. Além disso, é nessa época da vida, que a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito mais altos que a imunidade natural produzida pela infecção do HPV”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A diretora acrescenta que a estratégia da vacinação em ambiente escolar visa evitar que as adolescentes deixem de ser vacinadas nos tradicionais locais de atenção à saúde, amplia a oportunidade de conhecimento na prevenção desta doença, uma vez que as escolas colocam este tema em debate, fato que aumenta a adesão dos professores e dos pais das estudantes e consequentemente a taxa de consentimento para a vacinação de suas filhas.

Câncer de Cólo do Útero

O câncer do colo do útero é uma doença grave que pode levar ao óbito. Estimativas mundiais apontam aproximadamente 530 mil casos novos e 265 mil mortes por câncer do colo do útero ao ano, sendo 88% desses óbitos nos países em desenvolvimento. No mundo e no Brasil, se constitui como a terceira causa de morte por câncer entre mulheres. Em 2014, as estimativas foram de 15,3 casos novos a cada 100 mil mulheres e risco estimado variando de 17 a 21/100 mil casos, com grandes iniquidades regionais.

A vacinação contra HPV no Brasil visa prevenir o câncer do colo do útero, bem como contribuir na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. A meta é vacinar 80% da população alvo (4,94 milhões), o que representa 3,95 milhões de meninas na faixa etária de 09 a 11 a anos de idade em 2015. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oralgenital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Mas também pode ser transmitido, durante o parto ou, ainda, através de instrumentos ginecológicos não esterilizados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES