Campanha de vacinação contra raiva acontece próximo dia 03/11

A meta é imunizar mais de 140 mil cães e gatos contra a Raiva

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A etapa urbana da Campanha de Vacinação Contra a Raiva acontecerá, em Teresina, no dia 3 de dezembro, das 8h às 17h. A meta é imunizar mais de 140 mil cães e gatos contra a Raiva, que é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos e a única forma de prevenção é a vacinação dos animais domésticos, que podem ser transmissores da doença.

A campanha que estava programada para acontecer no último dia 19 foi adiada. O adiamento, segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI), foi pelo fato da empresa responsável pelo fornecimento dos insumos (seringas e agulhas) não os terem entregue em tempo hábil, o que inviabilizou a vacinação. “Pedimos que todos levem seus cães e gatos de estimação ao posto mais próximo no dia 3 de dezembro, e chamem seus amigos e familiares. Desta forma, poderemos manter a doença longe de nossa cidade. Lembramos que a vacina é gratuita e qualquer animal sadio acima dos dois meses de idade pode receber sua dose”, explica a veterinária Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado.

A etapa da vacinação correspondente à zona rural ainda não tem data definida, mas assim que houver definição a FMS divulgará amplamente à população. “Diferente do que ocorre na zona urbana, não são montados postos fixos de vacinação na zona rural; as equipes da FMS vão de propriedade em propriedade imunizando os animais”, informa Oriana Bezerra.

Oriana orienta a população para que dê preferência ao horário da manhã, por ser mais fresco e confortável, assim como evita a formação de filas ao fim do dia e eventual estresse entre os bichinhos. Eles devem ser transportados de forma segura e por pessoas que tenham condições físicas de contê-los nos postos, para prevenir acidentes entre animais e pessoas. “Para gatos, recomendamos que sejam levados na caixa de transporte ou sacos de estopa ou nylon. Para cães, o ideal é o uso de guia ou corrente”, recomenda a gerente.

Veja lista de postos de vacinação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES