Campanha de vacinação contra Sarampo termina amanhã

A campanha de vacinação encerra na sexta-feira (28) e deverá imunizar 57.140 meninos e meninas contra a doença, em Teresina.

Quem ainda não levou seus filhos para tomar a vacina contra o sarampo, só tem hoje e amanhã para fazer isso. A campanha de vacinação encerra na sexta-feira (28) e deverá imunizar 57.140 meninos e meninas contra a doença, em Teresina.

Em Teresina e em 14 cidades circunvizinhas, devem ser vacinadas cerca de 74 mil crianças, com idade entre seis meses e quatro anos. A campanha foi uma orientação do Ministério da Saúde, que tem como objetivo montar uma barreira contra a doença, após a confirmação de surtos nos estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba.

Hoje e amanhã, todas as salas de vacina do município estarão abertas e vacinando todas as crianças com a faixa etária recomendada, independente de suas cadernetas estarem atualizadas ou não.

Durante a campanha, todas as crianças serão vacinadas indiscriminadamente, por isso é importante que os pais não percam a data. Após a campanha, a Fundação Municipal de Saúde seguirá o calendário normal de vacinação.A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Teresina não apresenta casos de sarampo autóctones (ou seja, contraídos na própria cidade) desde 1999. Porém, no ano de 2013, o Ministério da Saúde registrou 200 casos confirmados da doença no país, dos quais 190 ocorreram na região nordeste. Em 2014, foram registradas 61 ocorrências no estado do Ceará, e mais quatro em Pernambuco.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas ao espirrar, tossir, falar ou respirar.

Os sintomas são febre alta, coriza, conjuntivite e pequenos pontos vermelhos na pele, mas pode haver evolução da doença com complicações como otite média com possibilidades de pneumonias, meningite e sequelas graves.

Fonte: Jornal Meio Norte