Campanha educativa alerta para mistura de álcool e direção durante Carnaval

A campanha iniciou ontem, com distribuição de material educativo para sensibilizar e alertar os condutores sobre os riscos no período carnavalesco

Com o Carnaval, muitos teresinenses buscam outros municípios, inclusive o litoral, ou mesmo outro estado para curtir a festividade. Isso significa que as BRs terão um aumento considerável no fluxo de veículos e consequentemente, aumenta o número de acidentes de trânsito e muitos deles com mortes fatais.

E como medida preventiva para que seja reduzido o número de acidentes nas BRs, que o Departamento de Trânsito do Piauí (Detran), através da Escola Piauiense de Trânsito, em parceria com a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), começou a campanha “Não seja bobo, bebida e direção acabam a diversão” na BR-316, na manhã de terça-feira, 10, com distribuição de material educativo.

A ação educativa, que foi realizada por nove educadores da Escola Piauiense de Trânsito, visa sensibilizar e alertar os condutores, no período carnavalesco, sobre os riscos que se pode enfrentar ao combinar álcool e direção. Durante a atividade, foram distribuídos lixocars e panfletos com dicas de segurança.

De acordo com Geovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito, a ação educativa realizada por educadores do Detran/PI é uma medida preventiva, que chama a atenção de motoristas, principalmente, os perigos de ingerir bebidas alcoólicas e assumir o volante.

“Nosso trabalho, assim como nas demais campanhas, é de prevenção. Alertar aos motoristas e aos motociclistas para dirigir com cautela, além disso, as consequências da ingestão de bebidas alcoólicas que é um dos motivos principais de acidentes nas BRs. E nessa campanha estamos recepcionando os motoristas e distribuindo o material educativo”, destaca Geovanna Moura.

As ações educativas continuarão na manhã desta quarta-feira, 11, na BR 343. Já as próximas atividades serão realizadas nas orlas das praias de Barra Grande, Cajueiro da Praia, Luis Correia e na cidade de Parnaíba. A Ciptran atuará na organização do trânsito nos principais pontos dessas cidades.

Fonte: Virgínia Santos e Márcia Gabriele