Campanha Maio Amarelo inicia nesta quinta-feira em Teresina

Abertura da série de atividades será às 17h no Parque da Cidadania.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de hoje (11), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) se reúne com os parceiros de diversos órgãos ligados ao trânsito em torno do Maio Amarelo, que é uma campanha de sensibilização por um trânsito mais seguro. A abertura da série de atividades será às 17h no Parque da Cidadania, e segue por diversos locais da cidade até o dia 31.

As ações, que incluem carreatas e atividades educativas, estão sendo organizadas pelo Projeto Vida no Trânsito (PVT), criado com o intuito de mudar a realidade dos acidentes de trânsito no Brasil. Teresina aderiu ao projeto em 2011 e desenvolve diversas ações a partir de uma Comissão Interinstitucional formada por diversos órgãos do trânsito, da saúde e da educação que desenvolvem ações cujo objetivo final é a redução de mortes e lesões no trânsito. A FMS faz parte dessa comissão produzindo informações qualificadas sobre acidentes de trânsito, bem como desenvolvendo ações educativas.

Segundo Gina Quirino, psicóloga da comissão de análise de dados do PVT, os dados são coletados de fontes policiais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e hospitais que atendem vítimas deste tipo de ocorrências. “Teresina é considerada uma referência na qualificação dos dados dos relatórios, uma vez que nossos critérios de triagem das informações são considerados os mais próximos da realidade de acordo com metodologia do Ministério da Saúde”, ressalta.

Os dados recolhidos pela FMS são compilados em relatórios trimestrais e servem de base para o desenvolvimento de ações na área de segurança no trânsito, entre elas o Maio Amarelo. Estas ações envolvem a interação de órgão gestores dos setores de saúde, trânsito, transporte e segurança pública mas também, em diferentes níveis, as áreas de educação, comunicação, planejamento, ministérios públicos, conselhos comunitários, entidades corporativas e outros segmentos da sociedade.

No dia 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou a referencia mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Adotou-se a cor amarela por simbolizar a atenção e a sinalização de advertência no trânsito. O movimento internacional de conscientização para redução de acidentes e mortes no trânsito ganhou o nome de Maio Amarelo e tem como objetivo sensibilizar, conscientizar e convocar a sociedade para adotar um comportamento mais seguro e responsável no trânsito.

O “Vida no Trânsito” é um projeto desenvolvido em 10 países, com o financiamento da Fundação Bloomberg e coordenação global da Organização Mundial de Saúde (OMS) e suas agências regionais. No Brasil, o projeto conta, além do suporte da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), com o aporte técnico e financeiro do Governo Federal e apoiado por parceiros nacionais e internacionais.

 

Programação Maio Amarelo 2017

 

11.05 - Abertura Maio Amarelo - Parque da Cidadania - 16h

16.05 - Ação educativa - Cruzamento das Avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa - 7h30

19.05 - Blitz - Avenida Presidente Kennedy (próximo ao Condomínio Aldebaran Ville) - 7h30

24.05 - Ação Educativa - Praça do Marquês - 7h30

25.05 - Caravana do Maio Amarelo - Pátio do HGV - 8h

26.05 - Carreata Maio Amarelo - 19h

(A concentração da Carreata será na Av. Industrial Gil Martins, próximo ao Albertão. O percurso iniciará pela zona Sul, seguindo para as zonas Sudeste, Leste e Norte, respectivamente, finalizando na Av. Raul Lopes, próximo à ponte Estaiada.)

30.05 - Caravana Maio Amarelo - SESAPI - 8h

31.05 - Ação Educativa e Encerramento da Ações - Sede da PRF na Av. João XXIII - 7h30



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES