Câncer de próstata: diagnóstico precoce é a melhor arma

Câncer de próstata: diagnóstico precoce é a melhor arma

O urologista piauiense Giuliano Aita acaba de chegar de congresso internacional e afirma que prevenir ainda é a melhor saída para os homens

Giuliano Aita afirma que avanços em técnicas cirúrgicas já consagradas foram mostradas no Congresso. \"Com base em pesquisas científicas recentes, conhecemos os procedimentos mais modernos, que se revertem em benefício da população\", afirma. Ele trouxe novos conhecimentos sobre as cirurgias de rim e próstata.

A disfunção erétil, antes chamada popularmente de impotência, também foi alvo de novidades. \"Conhecemos desde um equipamento de estimulação elétrica até o medicamento sub-lingual que promete resultados imediatos para quem toma\", antecipa. Essas novidades ainda não chegaram ao Brasil.

Outra novidade diz respeito à reposição hormonal masculina, que agora pode ser feita através de spray. O paciente usa como se fosse um desodorante. Medicamentos usados no tratamento de hiperplasia benigna prostática também ganharam destaque, assim como cirurgias com uma única incisão ou minimamente invasivas.

O laser no tratamento da próstata é outro item que teve discussão e novos trabalhos no Congresso, segundo Giuliano Aita. \"Um evento desse porte é importante para atualizar os profissionais da urologia e bastante proveitoso, pois são os pacientes que ganham com as descobertas e os avanços\", pondera o urologista.

Fonte: Ass