Candidato diz em blog que tirou 660 em redação com trecho do hino do Flamengo

Como mostra a reprodução da tela do site da prova, ele teria tirado 660 pontos, acima da média nacional de 470,8.

O estudante potiguar de Informática Francisco Elias da Silva, de 26 anos, decidiu homenagear seu time de coração na redação do Enem 2014. O jovem de Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, publicou em seu blog o rascunho de seu texto, em que dedica um parágrafo a trechos do hino do Flamengo, junto com a imagem das suas notas no exame do Ministério da Educação (MEC).

Como mostra a reprodução da tela do site da prova, ele teria tirado 660 pontos, acima da média nacional de 470,8.

Se for confirmada as inserções dos trechos no espelho da redação, que serão divulgados pelo MEC até o fim de março, os texto deve ser anulado de acordo com o edital do Enem 2014. O item 14.9.5 diz que será atribuída nota 0 (zero) à redação "que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada 'Anulada'".

De acordo com o professor de redação do Descomplica Rafael Cunha, a situação indica que Inep precisa deixar mais claro quais os critérios adotados para casos específicos como este. - O aluno conseguiu criar uma zona de transição em que algo grosseiro passa a fazer parte da redação - diz. - E isso nos faz refletir sobre todas as formas de transgressão que o candidato pode adotar, deixando a correção, de certa forma, nebulosa. Por isso, seria importante que o Inep se posicionasse sobre determinados questionamentos acerca da correção. Essas notas deveriam ser justificadas para nos dar mais segurança.


Fonte: O Globo