Candidatos aptos podem solicitar a certificação do ensino médio

O mesmo, é emitido em 45 a 60 dias úteis.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (21) DO JORNAL MEIO NORTE

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e atingiram os requisitos para certificação do ensino médio (obter diplomas de ensino fundamental e médio), poderão, a partir da próxima segunda-feira (26), solicitar os certificados. O mesmo, é emitido em 45 a 60 dias úteis.

Lembrando que o processo é feito antes da prova do Enem, ou seja, no ato da inscrição. Em seguida, quando for confirmado que está apto para conseguir a certificação, os órgãos responsáveis divulgam o período de solicitação dos certificados.

Para certificação do ensino médio, 631.071 pessoas em todo o Brasil prestaram o exame. Do total de participantes, 3.235.715 se declararam egressos do ensino médio e 1.472.530 ainda não haviam concluído a educação básica. Outros 1.485.320 candidatos estavam concluindo o ensino médio no ano passado, sendo 73,5% nas redes públicas estaduais.

Ainda, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (Ifpi), terão acesso aos dados de quem obteve a pontuação exigida para a certificação ainda no começo da semana.

Muitos são as dúvidas sobre o processo. Primeiro o participante deve ter 18 anos completos até o dia da primeira prova do Enem. Ainda indicar na inscrição do Enem (Informações do Ensino Médio), que deseja obter o certificado. Escolher na inscrição do Enem uma instituição certificadora. Além disso, ter, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas do Enem e 500 na redação.

Fonte: Daniely Viana