""Nome de Lula pode fortalecer candidaturas"", diz cientista político Ricardo Arraes

""Nome de Lula pode fortalecer candidaturas"", diz cientista político Ricardo Arraes

O eleitor vai começar a analisar os candidatos pelas propostas, disse Ricardo Arraes

O historiador da UFPI e cientista político, Ricardo Arraes concedeu entrevista ao Portal Meio Norte na tarde desta quarta-feira(28). Para ele, a eleição apresenta um quadro diferenciado, pois pela primeira vez existe uma tripolarização e o segundo turno é inevitável, afirmou.

Na sua opinião, nada garante a liderança de Silvio Mendes. Ricardo acredita que com início da campanha eleitoral no rádio e na TV, o quadro de números irá se modificar. " O Sílvio está mantendo um patamar estabilizado e já chegou ao seu ápice. O eleitor vai começar a analisar os candidatos pelas propostas, e não através dos números, que não servirão como guia nas novas pesquisas" declarou Arraes.

Ricardo afirmou que não é necessário tanta pesquisa, pois para ele a pró-fusão de pesquisas afoga o eleitor e não esclarece, criticando a divulgação dos resultados de pesquisas por microrregião. " Essa forma de divulgar provoca descrença e indecisão na população", disse. Ele atribui o alto número de eleitores que ainda não sabem em quem vai votar, em parte, a essa profusão de números.

Segundo Arraes, o nome de Lula pode fortalecer algumas candidaturas. " As ligações ao nome de Lula, vão fazer o eleitor mudar de opinião em alguns casos, como exemplo temos o crescimento de Dilma" finalizou.

Fonte: Marcos Moraes