Capitania dos Portos do Piauí intensifica Operação 'Verão' no litoral do Estado

A Operação se estenderá até o mês de março de 2015, período em que também o fluxo de embarcações nos rios, barragens, açudes, lagoas e demais vias navegáveis.

Desde o dia 15 de dezembro de 2014, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), deu início a Operação Verão, que busca intensificar as atividades de inspeção naval e campanhas educativas, visando à salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação e a prevenção da poluição do meio hídrico.

A Operação se estenderá até o mês de março de 2015, período em que também o fluxo de embarcações nos rios, barragens, açudes, lagoas e demais vias navegáveis aumenta significativamente em razão das festas de final de ano e carnaval.

As ações de inspeção naval são sempre acompanhadas de ações de conscientização e divulgação das Normas da Autoridade Marítima, aplicáveis a cada classe de embarcação inspecionada, a fim de se alcançar uma redução gradual das infrações à LESTA (Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário) e às demais normas em vigor.

Especial atenção tem sido dada à prevenção de acidentes com embarcações de esporte e recreio (lanchas e moto aquática). No ano passado, as principais irregularidades constatadas foram: a ausência de material de salvatagem (coletes e bóias salva-vidas) e a falta de habilitação por parte dos condutores.


A Marinha do Brasil conclama a população a participar ativamente nesse esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio do Disque Segurança da Navegação: 0800-095-2844.

A Operação Verão está sendo realizada em diversas localidades do Estado do Piauí. “Se liga, Você é o Capitão!”

“Segurança da Navegação: Todos somos responsáveis”

Fonte: Capitania dos Portos do Piauí

Fonte: Portal Proparnaíba