Caravana de Buriti dos Lopes viista São João do Arraial

A caravana, encabeçada pelo Padre Marcelino, era composta de pelo menos 70 pessoas entre jovens da Igreja, professores, diretores e associações

Neste sábado (19), uma caravana de Buriti dos Lopes visitou São João do Arraial e conheceu as experiências sociais, culturais e educacionais do município. A caravana, encabeçada pelo Padre Marcelino, era composta de pelo menos 70 pessoas entre jovens da Igreja, professores e diretores municipais e representantes de associações de Buriti dos Lopes.

A visita teve início na Igreja de São João Batista, onde os visitantes foram recepcionados por jovens do Ponto de Cultura, secretários, membros do Banco dos Cocais e o grupo da melhor idade de São João do Arraial. Após um variado café-da-manhã realizado no Centro de referência à Assistência Social (CRAS), onde provaram o bolo feito com mesocarpo de babaçu, a caravana seguiu rumo ao Banco dos Cocais, onde tiveram acesso a explicações do funcionamento do banco e efetuaram a troca de Real (R$) por Cocal (C$).

Em seguida, foi a vez deles conhecerem um pouco das atividades culturais do município na Casa da Cultura. Lá, membros da secretaria de educação e do Ponto de Cultura Coco Babaçu (PCCB) apresentaram a metodologia das Carvanas Culturais, projeto realizado pelo PCCB em parceria com a prefeitura municipal e que visa a capacitação, o envolvimento e a inclusão sócio-cultural da juventude do município através de oficinas de música, dança, teatro, arte, literatura, fotografia, rádio e produção de áudio-visuais.

Os buritienses ainda curtiram apresentações de artistas e grupos culturais locais como o cantor Artênis Lima e o Tambor de Crioula da Chapada da Sindá.

?Foi muito interessante termos vindo até aqui e ter conhecido tanta coisa boa que é feita em São João do Arraial. Coisas que a gente percebe que funcionam realmente para o desenvolvimento das pessoas. Chegamos aqui e nos deparamos com um município pequeno, mas que tem muito a mostrar, a ensinar?, disse o professor Filho, de Buriti dos Lopes.

?Queria proporcionar aos jovens um intercâmbio religioso, cultural e político. Religioso porque somos parte de um grupo católico, cultural porque estaríamos conhecendo locais, pessoas e situações novas. E político porque aqui podemos perceber a importância de uma gestão pública que apoio os grupos locais e se preocupa com seu povo. Eu já conhecia o (prefeito) Limma e conheci o município antes da sua gestão. E eu posso falar da mudança que esse município sofreu. Cresceu muito e as melhorias são inegáveis?, elogiou o Padre Marcelino e proponente da visita.

O ?tour? por São João do Arraial terminou na sede da Escola Família Agrícola dos Cocais (EFA COCAIS), onde conheceram monitores, estudantes, o espaço e as atividades produtivas realizadas pela escola. Ainda na EFA COCAIS, a caravana assistiu a uma apresentação das experiências bem sucedidas de São João do Arraial, realizada pelo idealizador da maioria delas, o prefeito Francisco Limma.

"Já diz o ditado popular que quem tem vontade, tem a metade. Aqui, conseguimos desenvolver várias atividades que resultaram no desenvolvimento do município e das pessoas. E São João do arraial não é diferente dos outros município. Passamos pelas mesmas dificuldades, pelos mesmos desafios. Mas se nós podemos realizar aqui, vocês também conseguirão realizar em Buriti dos Lopes e em qualquer outro lugar. Espero que tenham gostado e que voltem sempre que quiserem", fechou o prefeito Francisco Limma. A visita foi encerrada com um delicioso almoço aos visitantes

Fonte: Ascom