Cardeal diz que Igreja Católica destruiu arquivos sobre abusos

Reinhard Marx, presidente da Conferência Episcopal Alemã, afirmou que parte da responsabilidade pelos crimes se deve à administração católica.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cardeal alemão Reinhard Marx reconheceu que a Igreja católica destruiu arquivos sobre os autores de abusos sexuais . A afirmação foi feita durante uma reunião histórica no Vaticano sobre a luta contra a pedofilia.

Os arquivos que poderiam documentar estes atos terríveis e indicar o nome dos responsáveis foram destruídos ou inclusive não chegaram a ser criados— afirmou o presidente da Conferência Episcopal Alemã — O abuso sexual de crianças e jovens se deve, em uma parte não insignificante, ao abuso de poder da administração.

Participam da reunião chega de 114 presidentes de conferências episcopais de todo o mundo. Os religiosos foram convocados a falar sobre o encobertamento dos casos de abuso por parte da Igreja.

— No lugar de castigar os culpados, as vítimas é que foram repreendidas e silenciadas — lamentou — Os procedimentos e trâmites fixados para perseguir esses delitos foram deliberadamente ignorados, e inclusive apagados e anulados. De fato, os direitos das vítimas foram pisoteados e deixados ao livre arbítrio de indivíduos.

O cardeal alemão, conhecido por suas posições progressistas, criticou que o "segredo pontifício" seja apresentado como uma justificativa pela Igreja e pior ainda em casos como dos abusos sexuais perpetrados por padres. O cardeal pediu maior transparência sobre os julgamentos que a Igreja faz e exigiu que o número de casos examinados pelos tribunais eclesiásticos, e detalhes sobre eles, sejam divulgados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES