Volkswagen Up é o modelo mais barato e rápido de ser consertado

Volkswagen Up é o carro mais barato e rápido de ser reparado

O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) anunciou os vencedores da 7ª edição do Prêmio Car Group, que aponta os carros com os menores custos e tempo de reparação em acidentes leves, do dia a dia. Pelo segundo ano consecutivo, o hatch compacto Volkswagen Up foi eleito o campeão geral.

O índice CAR Group foi criado em 1999 para servir de ferramenta ao consumidor e às seguradoras. O ranking compara a facilidade e o custo do reparo dos carros por categoria. Antes de serem lançados, os veículos passam por crash-tests de baixa velocidade (15 km/h), com colisões de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita.

Após os impactos, os carros são levados a uma oficina-modelo, onde são analisadas as extensões dos danos e a facilidade de reparação. As peças são obervadas individualmente e, após uma investigação minuciosa, é feito um cálculo que considera os custos de conserto da dianteira e da traseira, o tempo do reparo e a cesta básica de peças.

O aventureiro Volkswagen Cross Up recebeu 10 pontos em 60 possíveis, melhor marca da história do índice de reparabilidade. Com esta nota, o modelo superou o Renault Sandero Stepway, campeão da categoria "hatch compacto off-road" em 2014. Na prática, quanto menor a nota, menor é o custo e o tempo de reparação do modelo.

Além da versão Cross, o Volkswagen Up também faturou a categoria "hatch compacto", com 11 pontos em 60 possíveis — segunda melhor marca deste ano. Por sinal, o modelo produzido em Taubaté (SP) sagrou-se bicampeão.


Image title

Image title

Fonte: Com informações do R7