Casados há 55 anos, casal vota junto desde 1969 em São Paulo

Mesmo sem obrigatoriedade, casal continua exercendo o direito do voto

Ademar Castro de Oliveira e Rosa Rodrigues de Oliveira são exemplos da democracia em Guarujá, no litoral de São Paulo. Casados há 55 anos, ambos com 75 anos de idade, os idosos votam juntos desde 1969 e continuam a exercer o direito do voto, mesmo não sendo mais obrigados a votar.


Casados há 55 anos, casal vota junto desde 1969 em Guarujá, SP

Eles foram até a Escola Estadual Marcílio Dias, no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, na manhã deste domingo (28), para votar no segundo turno das eleições municipais. Rosa garante que eles nunca perderam uma eleição. "Estamos sempre votando aqui, desde 1969. Desde os 18 anos estamos presentes em todas as eleições. Só não votamos na do Getúlio Vargas (risos)?, diz a aposentada.

Já Ademar comentou que veio exercer o direito de voto devido a uma amizade de longa data com um dos candidatos. "A gente tem uma amizade tão grande com uma das pessoas que está disputando. Já moramos ao lado da casa da pessoa, conhecemos a família toda. Se não fosse essa pessoa que nós temos uma amizade, a gente não vinha. Senão não teríamos esse trabalho", conta Ademar.

Para a esposa, além da amizade com um dos concorrentes ao pleito, o voto dá o direito para poder, futuramente, questionar o que acontece no município. "Como cidadão, se você vota, você tem direito de reclamar. Enquanto a gente puder andar, vamos votar", explica Rosa.

Preocupação com a saúde e segurança

Perguntados sobre os desafios a serem enfrentados pelo futuro governante de Guarujá, o casal concordou que é preciso dar uma atenção especial para duas áreas: saúde e segurança. ?Aqui em Guarujá os problemas estão na saúde e segurança, que todo mundo está vendo as barbaridades que estão acontecendo. São essas duas áreas mesmo", avalia o casal.

Fonte: G1