Ceapi registra maior participação do Piauí no setor produtivo

A participação do Piauí na produção de frutas, verduras, legumes e hortaliças é crescente, de acordo com a Gerência de Mercado da Central

A participação do Piauí na produção de frutas, verduras, legumes e hortaliças é crescente, de acordo com a Gerência de Mercado da Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi). Os produtos da época, como a banana, melancia, melão, mamão, milho verde, macaxeira, maxixe e quiabo, dentre outros, representam muita fartura entre uma infinidade de alimentos saudáveis, comercializados a baixo custo.

A título de ilustração, o auxiliar técnico João Cícero de Lima revelou que a safra de banana, que no Piauí tem como principais centros produtores os municípios de Várzea Grande, Palmeirais, Nazária e Guadalupe, teve sua comercialização aumentada de 16 toneladas por semana em 2009 para 20 toneladas por semana, este ano, na Ceapi.

A safra de banana prossegue até julho e em seu primeiro mês, março passado, registrou um total de 3.083 toneladas comercializadas na Ceapi, onde o produto é encontrado em diversas variedades, custando em média R$ 2,00 a dúzia. De acordo com profissionais de saúde, trata-se de uma fruta rica em potássio, ferro, cálcio e vitaminas A, B6, B12, C e E.

O presidente da Ceapi, Edilberto Ribamar, manifestou-se satisfeito com essa constatação da Gerência de Mercado do órgão e assegurou que isso é resultado de uma ação conjunta dos órgãos do setor primário e instituições financeiras, incentivando a produção e a comercialização, evitando a figura do atravessador.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br