Ceará fica em estado alerta para possível surto de meningite

Parambu registrou duas mortes por meningite

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Repartições públicas suspendendo expediente, moradores andando com máscaras cirúrgicas pelas ruas da Cidade e escolas esvaziadas. Tudo pelo medo que se instalou em Parambu, na microrregião dos Inhamuns, no Ceará de contrair meningite. A doença fez quatro vítimas entre os dias 18 e 23 de maio. Duas delas, um jovem de 24 anos e um senhor de 53, morreram, respectivamente nos dias 19 e 20, em decorrência da doença. Outros dois homens foram transferidos e seguem internados no Hospital São José, em Fortaleza, unidade de referência em doenças infectocontagiosas no Estado.

Quem descreve o clima de apreensão no Município é a secretária da Saúde de Parambu, Enilzete Noronha. As informações dos óbitos e das internações são confirmadas pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). As mortes se somam a outros dois óbitos por doença meningocócica e outras seis mortes ocasionadas por outras meningites este ano no Ceará, como aponta o último boletim de doenças de notificação compulsória da pasta.

“A população está em pânico, estão todos cobrando uma providência de imediato”, comenta a secretária. Uma reunião com gestores, profissionais de saúde e população foi feita na última quarta-feira para tentar acalmar a população com informes sobre contágio e sintomas.

A gestora destaca que foram realizados bloqueio e manipulação de antibióticos em todas as pessoas que tiveram contato íntimo e prolongado com os pacientes de meningite. Ainda esperando laudos de confirmação, Enilzete diz acreditar que a meningite que acometeu os quatro moradores de Parambu é do tipo bacteriana. Conforme o médico infectologista Robério Dias Leite, a meningite meningocócica, a bacteriana, é a mais agressiva e a mais rapidamente fatal.

Divergências

As secretarias municipal e estadual divergem na definição das ocorrências. Enquanto Enilzete é categórica ao classificar a situação como “surto” e afirmar que já repassou ofício solicitando ao Governo do Estado que seja feita vacinação comunitária em toda a população da Cidade, a Sesa, por meio de nota à imprensa, informa que uma vacinação geral da população, só seria necessária em caso de surto comunitário que “até o momento não foi confirmado, pois há vínculo entre os casos (os infectados tiveram contato entre si)”.

Essa informação, no entanto, é rebatida em parte pela gestora municipal, que aponta não ter conseguido, por meio de investigações in loco, estabelecer vínculo entre o senhor de 53 anos que veio a óbito e as outras três vítimas. O jovem de 24 anos e os pacientes que ainda estão internados tiveram contato. Conforme a Sesa, uma equipe está no “Município para mais investigações e na busca de contactantes que possivelmente não tenham sido bloqueados”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES