Ceir oferece tratamento de reabilitação com atendimento multidisciplinar

Podem ser tratados pelo Ceir, pacientes com paralisia cerebral, doenças neuromusculares, malformações congênitas, mielomeningocele, lesões encefálicas adquiridas e outros.

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) oferece, há quase sete anos, tratamento de reabilitação à pessoa com deficiência física e/ou motora no Piauí. Este tratamento é realizado de forma multidisciplinar, com uma equipe formada por médicos, assistentes sociais, enfermeiros e terapeutas.

Podem ser tratados pelo Ceir, pacientes com paralisia cerebral, doenças neuromusculares, malformações congênitas, mielomeningocele, lesões encefálicas adquiridas (causadas por traumatismo crânio-encefálico, acidente vascular encefálico, anóxia cerebral, tumores cerebrais e infecções no sistema nervoso), lesão medular, sequelas de poliomielite e amputados.

As terapias oferecidas pelo Centro são a Arte-Reabilitação, as Fisioterapias Solo e Aquática, a Fonoterapia, a Musicoterapia, a Pedagogia, a Psicologia, a Reabilitação Desportiva e a Terapia Ocupacional.

Além disso, o Ceir oferece atendimento ambulatorial, compreendendo a triagem, a consulta de admissão, a avaliação global e as consultas especializadas. O Centro também possui grupos de atendimentos, a exemplo do grupo de bebês, e cursos para pacientes amputados, com lesão medular ou lesão encefálica e para pais de pessoas com paralisia cerebral.

No Centro de Diagnóstico do Ceir diversos exames audiológicos, neurológicos, pneumológicos, urológicos e laboratoriais, dentre outros tipos, são realizados diariamente. Já, na Oficina Ortopédica, produtos essenciais no processo de reabilitação dos pacientes são confeccionados sob prescrição médica.

O Centro Integrado de Reabilitação também possui, entre seus projetos, o Ceir Móvel, levando os serviços oferecidos pela Oficina Ortopédica às cidades do interior do Piauí; a Banda Tocando em Frente, formada por pacientes da musicoterapia; os Voluntários Amigos do Ceir; o Pense Bem AVC e o Pense Bem Trauma; entre outros.

Como fazer tratamento no Ceir

Para fazer tratamento no Centro, é necessário procurar a Unidade de Saúde mais próxima, e fazer uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS. Para isso, é primordial a solicitação de preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS. Em seguida, anexar à solicitação do médico as cópias do seu CPF e RG, Cartão do SUS, Comprovante de Residência com CEP, informando, pelo menos, um número de telefone para contato.

O paciente deve procurar o setor de marcação de consultas online do SUS na Secretaria da Saúde do seu município. Quem mora em Teresina deve procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência.

O Ceir fica localizado na Avenida Higino Cunha, Nº 1515, no Bairro Ilhotas, em Teresina - Piauí. Para mais informações: (86) 3198 1500.



Fonte: Governo do Piauí