Cemitérios se preparam para visitas de Finados

Cemitérios se preparam para visitas de Finados

A partir da próxima segunda-feira será realizado a triagem, que vai reparar os últimos detalhes.

O Dia de Finados não pode passar em branco para muitos teresinenses. Pensando nisso, as Superintendências de Desenvolvimento Urbano do município procuraram se organizar para deixar os cemitérios limpos e conservados neste período de grande visitação. Neste ritmo já foram feitos os trabalhos de capina, varrição, pintura e iluminação de todos estes locais em suas respectivas regiões.

Os cinco cemitérios da Zona Norte, São José, Santo Antônio, Poti Velho, Santa Maria da Codipi e São João Batista, já vêm recebendo os devidos reparos e por isto, neles foram feitas a poda de árvores e a revisão na parte de iluminação. Nos locais os dois últimos mutirões foram realizados por uma equipe de 120 homens.

De acordo com Robespierre Leite, gerente de serviços urbanos da SDU Centro Norte, a partir da próxima segunda-feira será realizado a triagem, que vai reparar os últimos detalhes.

"Nossa pretensão é deixar tudo arrumado, pois nossa expectativa é contar com cerca de 50.000 pessoas nos cemitérios", acrescenta o gerente de serviços urbanos.

Na Zona Sudeste o processo de capina já foi concluído, mas a pintura deve ser terminada no dia 29. Os três cemitérios da zona, Renascença, São Sebastião e São João Batista, também devem receber neste dia cerca de 54.000 pessoas ao todo.

Além de estar bem preparado, o cemitério Renascença deve contar com uma programação religiosa no dia 02, realizada pelo padre da comunidade, Francisco Borges, e com uma programação musical. Os locais devem estar abertos para visitação das 5 horas da manhã às 12 horas da noite.

O cemitério São Judas Tadeu foi o primeiro da Zona Leste a receber as atividades. No entanto, o cemitério Santa Mônica e dos Morros também já estão todos prontos para visitação.

Os serviços começaram com antecedência, sendo um deles a restauração através do processo de pintura. Nos cemitérios da Zona Sul o trabalho também está sendo intenso.

A limpeza foi iniciada nos mais antigos e tradicionais como o Dom Bosco e o Areias. Desde o último sábado, os serviços vêm sendo realizados no cemitérios Santa Cruz, mas os trabalhos de capina, varrição, poda de árvores e coleta de materiais devem ser concluídos até hoje, dia 27.

Fonte: Pollyanna Carvalho